Lei deve ser cumprida
Vereador Dilmair cobra retirada de veículos abandonados em Sinop
Parlamentar pede cumprimento da lei municipal e melhorias no trânsito para aumentar a segurança e liberar vagas nas vias públicas.
Polícia | 03 de Setembro de 2025 as 11h 28min
Fonte: Daniel Trindade - deixaqueeuteconto.com.br

O vereador Dilmair Callegaro (PL) apresentou, durante a 28ª sessão ordinária da Câmara de Sinop, medidas para organizar o trânsito e reduzir os riscos causados por veículos abandonados em vias públicas.
Entre as propostas, Callegaro destacou a necessidade de aplicação efetiva da Lei nº 2.820/2020, que determina a remoção de veículos estacionados por mais de 20 dias ou em condições que caracterizem abandono. Pela legislação, os automóveis devem ser identificados com adesivo de notificação, concedendo ao proprietário um prazo de cinco dias para retirada. Caso não haja providências, o carro é removido e o dono tem até 60 dias para regularizar a situação mediante pagamento de taxas. Após esse período, o veículo pode ser leiloado, com os recursos revertidos ao Fundo Municipal de Trânsito.
Apesar da lei estar em vigor, o vereador afirma que ainda há muitos veículos abandonados espalhados pela cidade, o que demonstra falhas na fiscalização e na execução das medidas. Esses automóveis comprometem a mobilidade urbana, ocupam vagas de estacionamento, atrapalham o tráfego e aumentam os riscos de acidentes. Além disso, representam ameaça à saúde pública, já que frequentemente acumulam água parada e se tornam criadouros de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Além da questão dos veículos, Callegaro também solicitou melhorias na sinalização vertical e horizontal no bairro Residencial Delta. A demanda foi motivada por um acidente envolvendo carro e moto registrado no local, fato que levou moradores a cobrarem mais segurança para pedestres, ciclistas e motociclistas.
As indicações foram encaminhadas ao prefeito Roberto Dorner (PL), com cópia ao secretário municipal de Segurança e Trânsito, Wesney de Castro Sodré. Para Callegaro, somente com fiscalização efetiva e cumprimento da legislação será possível liberar espaço público, reduzir riscos de acidentes e melhorar a qualidade de vida da população de Sinop.
Notícias dos Poderes
Governo pede à PF investigação sobre seguro defeso no Brasil
Atravessadores estariam coagindo pescadores a repassarem parte de seus vencimentos; também haverá aumento do controle sobre o benefício
05 de Setembro de 2025 as 07h07Prefeitura troca ‘bar da festa’ por barco e motos
Empresa vai desembolsar R$ 91,9 mil para ter exclusividade na venda de bebidas no aniversário e Réveillon
04 de Setembro de 2025 as 17h10Desfile Cívico será domingo (07) às 17h e contará com apresentação de 83 blocos
04 de Setembro de 2025 as 16h35Abertas as inscrições para o concurso da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso
O concurso prevê o preenchimento de 15 vagas e formação de cadastro de reserva; taxa de inscrição é de R$ 377,45
04 de Setembro de 2025 as 15h45Nova Rota desvia tráfego em Sorriso para recuperação da BR-163
Alteração no fluxo de veículos entre o km 773 e o km 783 inicia sexta-feira (05.09), às 13h
04 de Setembro de 2025 as 15h36Pedágios da BR-163/364 começam a aceitar Pix e cartão de crédito
04 de Setembro de 2025 as 15h33Turbina da UHE Sinop volta a produzir energia
Usina estava operando com 50% da capacidade instalada há 120 dias
04 de Setembro de 2025 as 14h47