Eletrônicos e dinheiro
TJMT manda devolver bens apreendidos de advogados investigados em caso Nery
Polícia | 08 de Fevereiro de 2026 as 18h 45min
Fonte: O documento

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou a restituição de bens apreendidos de advogados que foram alvo de uma operação policial relacionada à investigação da morte do advogado Renato Gomes Nery. A decisão foi unânime e atendeu parcialmente a um recurso apresentado pelas defesas.
O julgamento ocorreu no fim de 2025 e analisou apelação criminal apresentada por Jaderson Rocha Reinaldo, Antônio João Carvalho Júnior, Agnaldo Bezerra Bonfim e Gaylussac Dantas de Araujo, que tiveram objetos pessoais e profissionais recolhidos durante diligências policiais.
As apreensões ocorreram em novembro de 2024 e fevereiro de 2025, durante o cumprimento de mandados de busca em residências e escritórios de advocacia, no curso da apuração do homicídio de Renato Gomes Nery, ocorrido em julho de 2024.
Entre os bens retidos estavam aparelhos celulares de última geração, computadores portáteis das marcas Dell e Lenovo, joias e a quantia de R$ 34 mil em dinheiro. Segundo a defesa, passados quase 11 meses da primeira apreensão, não houve oferecimento de denúncia nem demonstração de que os objetos guardassem vínculo direto com o crime investigado. Os advogados também alegaram que a retenção prolongada dos equipamentos comprometeu o exercício profissional.
Relator do recurso, o desembargador Gilberto Giraldelli destacou que a manutenção dos bens sem finalidade investigativa concreta viola o princípio constitucional da duração razoável do processo. Conforme o voto, os materiais haviam sido encaminhados ao fórum apenas para armazenamento, sem indicação de utilidade imediata para as investigações.
Com o provimento parcial do recurso, foi determinado o envio de ofício ao Juízo da 14ª Vara Criminal de Cuiabá para que adote as providências necessárias ao cumprimento da decisão judicial.
Notícias dos Poderes
Pastor morre após sexo com amante em motel; esposa reconheceu corpo
07 de Março de 2026 as 09h50Adolescentes de 11, 12 e 15 anos são abusadas pelos padrastos no interior de Mato Grosso
A prisão ocorreu após investigações realizadas pela delegacia de Querência revelarem graves situações de violência no âmbito familiar.
06 de Março de 2026 as 19h56Justiça mantém presos pai e genro de 'Angeliquinha', mas manda influencer para o domiciliar
Kauany Beatriz, que ostentava vida de luxo nas redes sociais, foi beneficiada por ser mãe de menor
07 de Março de 2026 as 07h55Grupo de 12 presos fogem da cadeia de Campo Novo do Parecis; veja vídeo
Os detentos fugiram na madrugada desta sexta-feira (6). Ainda não tem confirmação do número de fugitivos
06 de Março de 2026 as 13h47DJ de MT é alvo da polícia por montar esquema de drogas sintéticas em festas eletrônicas
Durante a operação, duas das seis pessoas investigadas já estavam presas por outros crimes e tiveram novos mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça
06 de Março de 2026 as 13h35Morador de Cuiabá é morto a tiros após sepultamento da filha no interior
Durante o ataque, uma mulher também foi baleada na perna. O caso está sob investigação da Polícia Civil
06 de Março de 2026 as 13h33Mulher tem braço amputado após ataque do filho com facão em SP
06 de Março de 2026 as 08h15Alta periculosidade: como chefe de facção fugiu de presídio e comandava esquema com a família em MT
"Angeliquinha” está foragida desde agosto de 2025, após fugir da penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.
06 de Março de 2026 as 07h41