Preso há 27 anos
TJ vê risco de fuga, barra progressão e mantém fundador do Comando Vermelho no regime fechado
Polícia | 27 de Novembro de 2025 as 08h 42min
Fonte: O documento

O desembargador Marcos Machado, da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, cassou nesta terça-feira (25) a decisão que colocaria Renildo Silva Rios, o “Negão”, no regime semiaberto. Considerado uma das principais lideranças do Comando Vermelho no estado, ele seria solto nesta quarta-feira (26).
Machado acolheu um recurso do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou a suspensão imediata da decisão de primeiro grau. Renildo cumpre penas que somam 76 anos, 2 meses e 23 dias, por tráfico, associação para o tráfico, roubos majorados, furto qualificado e posse ilegal de arma. Ele está preso há mais de 27 anos e é apontado como um dos fundadores e integrante do “Conselho Final” da facção.
A progressão havia sido concedida na segunda-feira (24) pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 2ª Vara de Execuções Penais de Cuiabá. O magistrado entendeu que não havia faltas graves ou processos disciplinares recentes que justificassem a manutenção no regime fechado.
O MPE, porém, sustentou que Renildo não cumpria o requisito subjetivo para a progressão e citou relatórios de inteligência, investigações recentes e episódios que demonstrariam manutenção de liderança dentro da cadeia.
Ao analisar o caso, Machado afirmou haver elementos suficientes que apontam periculosidade, atuação ativa na facção e possível risco de fuga. O desembargador destacou que a própria Primeira Câmara já havia reconhecido, em abril, o vínculo de Renildo com a organização criminosa, o que impede progressão automática, conforme a Lei de Organizações Criminosas.
Ele também mencionou que o detento teria participado de decisões estratégicas e até de “batismos” de novos integrantes feitos de dentro da prisão.
Para o magistrado, a combinação de liderança ativa, articulação externa e estrutura nacional da facção justifica a suspensão da progressão até decisão colegiada.
Notícias dos Poderes
Mulher acusada de fingir gravidez e realizar funeral com boneca é absolvida
Tahira Edilka Montero também teria falsificado documentos
27 de Novembro de 2025 as 08h20Mulher usa carro para destruir loja do ex e casa da ex-sogra em MT
O caso ocorreu nesta terça-feira (25), em Rondonópolis; a suspeita ainda não foi localizada pela PM
27 de Novembro de 2025 as 08h00Polícia Civil prende advogada e procura corretora fake por golpes imobiliários em Cuiabá
27 de Novembro de 2025 as 08h39Empresário do agronegócio e engenheiro são presos por esquema milionário de furto de energia
26 de Novembro de 2025 as 18h00Saiba quem são os policiais militares alvos de operação do Gaeco
Um contador também está entre os investigados; ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26)
26 de Novembro de 2025 as 16h51Polícia Civil prende homem que ameaçou esquartejar a ex-companheira e enterrar pedaços em garimpo
Suspeito ainda desafiava a vítima sobre o que faria com ela se fosse preso
26 de Novembro de 2025 as 16h46Idoso de 78 anos foi morto por sobrinho-neto e namorada em residência para roubar R$ 5 mil
26 de Novembro de 2025 as 14h44Assessor do TJ volta a ser preso acusado de tráfico em Cuiabá
O assessor já foi alvo da Operação Doce Amargo, em 2024; esquema contava com rede de fornecedores
26 de Novembro de 2025 as 14h40