Intolerância religiosa
Templo de Quimbanda é incendiado após ameaças de morte a mãe de santo em Cuiabá
Vizinhos ajudaram a conter as chamas; Polícia Civil investiga o caso como intolerância religiosa
Polícia | 18 de Novembro de 2025 as 07h 50min
Fonte: Redação G1-MT

Um templo de Quimbanda foi incendiado no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, neste sábado (15). A mãe de santo e a esposa dela foram ameaçadas de morte no mesmo dia.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi ao templo por volta das 19h para cobrar um pagamento referente à negociação de um salão comercial na Avenida Dante Martins de Oliveira.
Antes de ir ao local, ele teria enviado várias mensagens ameaçando a mãe de santo, Karine da Silva. Em uma delas, ele disse que iria “arrancar a cabeça” da esposa da vítima caso não recebesse o valor.
Ao g1, Karine afirma que não havia qualquer negociação em aberto com o suspeito.
"Não tinha o que cobrar, nós desistimos da negociação antes dela iniciar. O lugar não tinha escritura e como a gente queria mudar o terreiro para lá nós precisaríamos dela para conseguir o alvará de funcionamento.", comentou.
De acordo com a Polícia, o suspeito chegou no local ameaçando as pessoas que estavam presentes e quebrando objetos como as imagens, cadeiras, fogão, geladeira e os pertences dentro do templo. Por fim, ele jogou gasolina e ateou fogo no local.
A mãe de santo comenta que as ameaças à casa começaram há cerca de dois meses atrás com pessoas que passavam na porta de carro e xingavam, olhavam feio. A situação se agravou dois dias antes do acontecido, quando a placa do templo foi arrancada de frente à casa. Dias depois, o local foi encontrado em chamas pelos vizinhos, que ajudaram a conter o fogo.
A Casa de Exu Marabô funciona há quatro anos e é administrada por Karine e sua esposa, Ellen. As duas mudaram o terreiro para o bairro atual há nove meses. Segundo ela, os moradores da região possuem uma boa convivência com a casa e costumam participar das jantas realizadas no local às segundas-feiras.
"A pessoa que foi tacar fogo sabia que não tinha ninguém lá. Ela primeiro cortou a luz, depois entrou e quebrou tudo. Por último, tacou fogo no que sobrou. Destruiu nossos quatro anos bem na semana da Consciência Negra."
A Prefeitura de Cuiabá emitiu uma nota de repúdio ao acontecido, afirmando que Cuiabá é uma cidade fundada em cima dos valores de respeito, diversidade cultural e liberdade de expressão religiosa.
"Toda forma de ataque à liberdade religiosa é um ataque à democracia e aos princípios que regem nosso município. Reiteramos nossa solidariedade à comunidade atingida e reafirmamos que Cuiabá não compactua com atos dessa natureza, que atentam contra o direito de professar livremente a fé."
Notícias dos Poderes
Ladrão do bem? Homem rouba ônibus, continua pegando passageiros em segurança e é elogiado até pela polícia
Caso aconteceu no Canadá; durante a viagem, ele deixava os passageiros entrarem e saírem à vontade do veículo e levou todos em segurança a seus destinos
18 de Novembro de 2025 as 08h45Adolescente que esfaqueou colega em Rondonópolis será internado por 45 dias
Já o adolescente de 15 anos identificado como cúmplice, por ter fornecido o canivete utilizado na ação, responderá em liberdade
17 de Novembro de 2025 as 19h49Família busca por venezuelana desaparecida em Cuiabá desde outubro
17 de Novembro de 2025 as 19h44PM resgata vítimas de sequestro e 'salve' e prende faccionado às margens do rio Cuiabá
18 de Novembro de 2025 as 07h00Júri condena pedreiro que estuprou e matou criança de 5 anos em Sorriso
Corpo da criança permanece desaparecido até os dias de hoje; homem foi julgado na cidade de Sorriso
17 de Novembro de 2025 as 16h01Médico esquece de colocar vírgula na receita e menino de 2 anos morre de overdose
A prescrição mudou de 1,5 para 15 mmol de potássio devido a um erro de digitação
18 de Novembro de 2025 as 07h46Homem que matou esposa com 16 facadas e atacou filha terá tratamento psiquiátrico
O pedido para avaliar a sanidade mental de Daniel foi feito pela defesa, que alegou sintomas de depressão, perda de contato com a realidade e crises de síndrome do pânico
17 de Novembro de 2025 as 10h42Empresário, servidor e advogados viram réus por esquema
Todos vão responder por crimes de integrar organização criminosa, estelionato e peculato
17 de Novembro de 2025 as 13h14