Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 07 de Dezembro de 2025

Menu

Extremismo

Talibã obriga menino de 13 anos a executar homem acusado de matar várias pessoas da sua família

Cumprimento da pena capital foi assistido por cerca de 50 mil pessoas reunidas em estádio no Afeganistão

Polícia | 08 de Dezembro de 2025 as 09h 15min
Fonte: Extra Globo

Foto: Reprodução

Uma execução pública ocorrida em estádio de Khost (Afeganistão) na última terça-feira foi conduzida por um menino de 13 anos. O menor foi obrigado pelo Talibã a executar um homem acusado de matar 13 pessoas da sua família, incluindo uma mulher e nove crianças, segundo documento emitido pela Suprema Corte do país controlado pela milícia islâmica fundamentalista, contou o jornal "The Express".

De acordo com relatos locais, ao menos de 50 mil pessoas (alguns veículos chegaram a citar 80 mil), incluindo familiares das vítimas, testemunharam a execução no estádio, marcando o 11º evento desse tipo desde que o Talibã assumiu o controle após a saída das forças dos EUA e da Otan em 2021.

A declaração da Suprema Corte indicou que a ação seguiu uma sentença de morte confirmada por um tribunal de primeira instância, um tribunal de apelações e a mais alta corte do país, com autorização final do líder supremo do Afeganistão, Hibatullah Akhundzada.

O homem invadiu uma casa e matou as 13 pessoas, segundo o Talibã. A família das vítimas "teve a opção de perdão e retaliação", mas a recusou e insistiu no Qisas, um princípio da lei islâmica que significa "olho por olho".

Os espectadores foram proibidos de filmar a execução, mas imagens feitas do lado de fora do estádio revelaram grandes multidões a caminho do local. Execuções públicas são eventos bastante populares no Afeganistão.