'Líder espiritual'
Suposto pai de santo é suspeito de torturar e abusar de 5 pessoas da mesma família em ‘rituais’
Operação Bruxas de Hecate prendeu líder espiritual após denúncias de estupro, violência e práticas ilegais mascaradas como rituais
Polícia | 08 de Outubro de 2025 as 06h 54min
Fonte: Noticias R7

A PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) prendeu o autodenominado pai de santo Leonardo Laurindo da Silva, conhecido como Derick, acusado de chefiar um grupo responsável por torturas, abusos sexuais e agressões físicas. Cinco pessoas da mesma família integram o grupo das vítimas.
Todos os atos seriam cometidos sob disfarce de rituais religiosos no Recanto das Emas. A prisão ocorreu nesta terça-feira (7), durante a operação Bruxas de Hecate, conduzida pela 27ª Delegacia de Polícia.
As investigações, iniciadas em 8 de setembro, revelaram que Derick utilizava um terreiro como fachada para submeter vítimas, inclusive crianças e adolescentes, a práticas de violência extrema.
O homem simulava incorporações de entidades das religiões de matriz africana para legitimar os ataques, controlando emocional e espiritualmente famílias inteiras.
Depoimentos indicam sessões de nudez forçada, chicotadas, queimaduras com facas aquecidas, enforcamentos e agressões com facões. Meninas e meninos eram forçados a exibir partes íntimas durante os rituais, além de sofrerem constrangimentos sexuais e apalpamentos.
Uma adolescente teve o rosto queimado com uma faca quente, e um garoto escapou de uma tentativa de estupro. As vítimas também eram obrigadas a ingerir bebidas alcoólicas sob ameaça, segundo a polícia.
Tirava dentes com bisturi e sem anestesia
Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas da mesma família aparecem entre as principais vítimas. A investigação aponta tortura, estupro de vulnerável, violência doméstica e exploração patrimonial.
As sessões de violência aconteciam com frequência semanal e eram justificadas por Derick como “rituais de purificação”.
O inquérito também apurou práticas médicas ilegais. O investigado realizava “cirurgias espirituais” sem qualquer formação técnica, extraindo dentes sem anestesia e abrindo joelhos com bisturis para supostas curas. Os procedimentos ocorriam em ambiente insalubre, resultando em infecções e sequelas permanentes.
Durante a operação, a polícia cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de Derick. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos e uma pistola de airsoft usada, segundo testemunhos, para disparar contra crianças e adolescentes durante os rituais.
O material passará por perícia para localizar possíveis novas vítimas.
O nome da operação, Bruxas de Hecate, faz referência à forma como o próprio investigado se apresentava. Hécate é uma figura da mitologia grega associada à magia e às encruzilhadas — símbolos apropriados por Derick em sua atuação criminosa.
As investigações seguem em andamento para identificar outras pessoas envolvidas no esquema.
Notícias dos Poderes
Menina de 6 anos morre em incêndio causado por vape deixado carregando em quarto
Fumaça tomou conta do sótão e impediu que a criança fosse resgatada; incêndio começou por falha na bateria de cigarro eletrônico
08 de Outubro de 2025 as 08h45Levantamento identifica uso de deepfakes sexuais em escolas em MT
Mapeamento da SaferNet identificou 16 casos em 10 estados; em Mato Grosso, quatro infratores foram apontados
08 de Outubro de 2025 as 08h01Sefaz apreende 175 pallets de bebidas sem nota fiscal em depósito clandestino de Cuiabá
Ação foi realizada nesta terça-feira (7.10) com apoio da Prefeitura de Cuiabá, que interditou o estabelecimento, e outros órgãos
07 de Outubro de 2025 as 18h47Caixão com corpo dentro é encontrado fora do túmulo em cemitério no interior do Tocantins
Caso aconteceu em Novo Acordo e corpo não tinha sinais de ação externa, segundo a Polícia Civil. Crime de violação de sepultura prevê pena de 1 a 3 anos de reclusão
08 de Outubro de 2025 as 07h00Sinop: Suspeito de feminicídio é preso em menos de duas horas após localização de corpo
Caso é investigado pela Polícia Civil
07 de Outubro de 2025 as 17h11Dono de Porsche presta queixa de roubo do veículo no PR, mas imagem de câmera põe versão em xeque
Carro foi encontrado queimado em propriedade rural da Lapa. Polícia Civil informou que está apurando o caso
07 de Outubro de 2025 as 17h05Mulher é assassinada dentro de quarto de hotel em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
07 de Outubro de 2025 as 16h30Polícia Civil prende missionário suspeito de estuprar a filha
Ele mantinha vídeos da adolescente enquanto era abusada
07 de Outubro de 2025 as 12h54