Alvo de operação em MT
STJ nega anular provas contra delegado acusado de corrupção
Geordan Fontenelle Rodrigues foi alvo da Operação Diaphthora, por suspeita de cobrança de propina
Polícia | 10 de Abril de 2026 as 07h 19min
Fonte: Mídia News

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do delegado de Polícia Civil de Mato Grosso, Geordan Antunes Fontenelle Rodrigues, para anular as provas obtidas por interceptações telefônicas e escutas ambientais no âmbito da Operação Diaphthora, que revelou um "gabinete do crime" na Delegacia de Peixoto de Azevedo.
A decisão é assinada pelo ministro Rogerio Schietti Cruz e foi publicada nesta quinta-feira (9).
Geordan Rodrigues é acusado de liderar um esquema de cobrança de propina dentro da Delegacia. Ele e o investigador Marcos Paulo Angeli foram presos na operação, deflagrada em abril de 2024, e respondem ação penal na Justiça por corrupção passiva.
No recurso, a defesa alegou que as provas seriam ilegais por suposta quebra da cadeia de custódia, sob o argumento de que não teve acesso a dados técnicos das gravações, como metadados e códigos de verificação, o que impediria a realização de perícia independente.
O ministro, no entanto, rejeitou o argumento e afirmou que não há, até o momento, qualquer indício concreto de adulteração ou irregularidade no material coletado.
"Ao contrário, conforme delineado pelo Juízo singular e chancelado pelo Tribunal de origem, foram fornecidos os dados acerca dos métodos empregados, tanto na escuta telefônica, realizada a partir do sistema Guardião, quanto na captação ambiental, inclusive a especificação dos equipamentos utilizados, intervalos de coleta, modo de armazenamento e a disponibilização dos arquivos em mídias físicas. Esclareceu-se, ainda, a disponibilidade da integralidade dos conteúdos à defesa", escreveu.
Na decisão, o magistrado ainda destacou que eventuais falhas na cadeia de custódia não anulam automaticamente as provas e devem ser analisadas junto com o restante do conjunto probatório, ao final da ação.
Ele ainda ressaltou que o processo não foi sentenciado e que a defesa terá oportunidade de questionar a validade das provas durante a fase final, não sendo possível afastá-las de imediato por meio de habeas corpus.
"Portanto, inexistente evidência de violação material da integridade das provas e da possibilidade de sua plena análise durante a instrução, não há falar em ilicitude ou nulidade a ser reconhecida de plano".
O caso
De acordo com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, o delegado e o investigador são acusados de solicitar o pagamento de vantagens indevidas para liberação de bens apreendidos; exigiam pagamento de “diárias” para hospedagem de presos no alojamento da delegacia e, ainda, pagamentos mensais sob a condição de decidir sobre procedimentos criminais em trâmite na unidade policial.
Conforme a investigação, o esquema ainda contava com participação de advogados e garimpeiros da região.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Dono de guincho de Sinop é assassinado em Vera durante troca de tiros
16 de Maio de 2026 as 15h45ATUALIZAÇÃO — Corpo de jovem desaparecido é encontrado no Rio Teles Pires
15 de Maio de 2026 as 17h57Carro de jovem desaparecido é encontrado submerso no Rio Teles Pires
15 de Maio de 2026 as 15h24Delegado Bruno França é autuado por tentativa de homicídio após tiroteio com investigador em Sorriso
Briga entre policiais civis teria começado por mensagens de WhatsApp
15 de Maio de 2026 as 14h29Polícia Militar detém cinco integrantes de facção suspeitos de sequestro e roubo em Sinop
Homem relatou ter sido rendido, momento em que ia até um supermercado; equipes recuperaram carro da vítima
15 de Maio de 2026 as 12h12Clínica de bronzeamento é denunciada por filmar clientes nuas e vira alvo da polícia
15 de Maio de 2026 as 08h46Com 17 casos em 2026, feminicídios em MT repetem cenário alarmante do ano passado
Mato Grosso já registra 17 mulheres assassinadas em 2026; maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos e foi morta dentro da própria residência.
15 de Maio de 2026 as 07h45