Operação Perfídia
STJ alerta para risco de novos crimes e influência nas investigações, e mantém vereador afastado
Polícia | 22 de Julho de 2025 as 17h 26min
Fonte: O documento

O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve o afastamento do vereador e ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), por entender que há risco de reiteração criminosa e interferência nas investigações, em razão da influência política do parlamentar. A íntegra da decisão foi publicada nesta terça-feira (22).
Chico 2000 e o também vereador Sargento Joelson (PSB) foram afastados dos cargos durante a Operação Perfídia, deflagrada pela Polícia Civil em 29 de abril. Eles são investigados por supostamente terem recebido R$ 250 mil em propina da empreiteira HB20, responsável pela obra do Contorno Leste, orçada em R$ 125 milhões.
Segundo a denúncia, o valor teria sido pago para que os parlamentares aprovassem um projeto de lei sobre o parcelamento de dívidas tributárias, beneficiando diretamente a construtora.
A defesa de Chico recorreu ao STJ alegando falta de fundamentação da medida e questionando a contemporaneidade do afastamento, uma vez que os fatos investigados ocorreram em setembro de 2023 e a decisão foi proferida apenas em maio de 2025.
O argumento não foi acolhido. Para o ministro Ribeiro Dantas, há "concretas evidências" de que os vereadores solicitaram e receberam vantagem indevida para favorecer a empresa.
Entre as provas citadas na decisão estão o depoimento do ex-funcionário da empreiteira João Jorge Souza Catalan Mesquita, mensagens trocadas via WhatsApp entre os envolvidos e movimentações financeiras suspeitas, identificadas após a quebra de sigilo bancário.
“Resta evidente a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida cautelar de suspensão do mandato parlamentar, como forma de se evitar a reiteração delitiva e a interferência nas investigações, em risco diante da influência política do recorrente na casa legislativa”, escreveu o ministro.
Em relação à alegada perda de atualidade da medida, Ribeiro Dantas explicou que a contemporaneidade deve ser analisada no momento da decretação da cautelar, e não apenas com base na data dos fatos investigados. “Ainda que o fato alegadamente criminoso tenha ocorrido em um período passado”, destacou, a medida se justifica pela “necessidade atual de preservar a regularidade das investigações”.
Operação Perfídia
Além dos dois vereadores, também foram alvos da operação José Márcio da Silva Cunha, Claudecir Duarte Preza e Jean Martins e Silva Nunes, todos ligados à HB20.
A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) cumpriu 27 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão, quebras de sigilo telefônico e eletrônico, além do sequestro de bens, valores e imóveis dos investigados.
As apurações começaram em 2024, após denúncia de que vereadores teriam solicitado propina a um funcionário da empresa em troca da aprovação de projeto legislativo que destravaria pagamentos devidos pela Prefeitura à empreiteira.
De acordo com a Polícia Civil, parte do valor foi depositada em conta indicada por um dos parlamentares. A outra parte teria sido entregue em espécie, dentro do gabinete de um vereador, onde as negociações também teriam ocorrido.
Notícias dos Poderes
Inmetro audita balança de pesagem na MT-220 após reclamações de produtores em Sinop
23 de Julho de 2025 as 07h45Super Atacado Machado inaugura nova unidade em ponto estratégico da BR-163
Mais de 400 empregos serão gerados diretamente
23 de Julho de 2025 as 07h00Presidente da Estação da Luz estará em Sinop falando da Ferrogrão
Guilherme Quintella é considerado um dos maiores artífices no projeto da ferrovias
22 de Julho de 2025 as 17h30Influencer descobre ter nadado em dejetos de esgoto após alerta: 'Essa espuma é cocô!'
Michelle Sky Hayward foi alertada por internautas de que a aparência espumosa e escura da água do mar era consequência do escoamento de dejetos pelo esgoto
22 de Julho de 2025 as 17h13Soldado de MT sobrevive a embosca russa em Guerra na Ucrânia
22 de Julho de 2025 as 17h09Construtora é condenada e terá que construir lago prometido em condomínio residencial
22 de Julho de 2025 as 16h16Especialista em satélites de MT será destaque em podcast nacional
22 de Julho de 2025 as 16h09IBGE troca siglas, inverte MT por MS e apaga Acre de mapa da Amazônia Legal
Falha consta em documento elaborado pelo instituto em 2024. Mapa foi retirado do site do órgão nesta terça-feira (22)
22 de Julho de 2025 as 14h30