Caloteiros na vitrine
STF dá aval e Mato Grosso poderá expor lista de milionários que devem ao fisco estadual
Polícia | 20 de Agosto de 2025 as 16h 38min
Fonte: O documento

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em sessão virtual encerrada nesta segunda-feira (18), que é constitucional a Lei Estadual nº 11.731/2022, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que determina a exposição pública dos maiores devedores da dívida ativa em Mato Grosso.
A norma estabelece que empresas com débitos acima de R$ 10 milhões e pessoas físicas que acumulam dívidas superiores a R$ 500 mil tenham seus nomes divulgados oficialmente. A medida havia sido derrubada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que considerou não ser atribuição da Assembleia Legislativa definir critérios para classificar os inadimplentes.
A própria Assembleia recorreu ao Supremo por meio do Recurso Extraordinário nº 1469941. No pedido, alegou que não houve violação à separação dos poderes e que o Legislativo estadual possui competência para legislar sobre a questão. O objetivo, conforme a defesa apresentada, é pressionar os devedores a quitar suas pendências com a Fazenda Estadual.
Relator do caso, o ministro Gilmar Mendes acolheu o recurso e defendeu a validade da lei. Para ele, a norma não interfere na estrutura ou no funcionamento das secretarias do Executivo, afastando qualquer ilegalidade quanto à iniciativa da Assembleia.
Mendes destacou que a divulgação da lista dos devedores está em consonância com os princípios da publicidade e do acesso à informação, ambos assegurados pela Constituição Federal. O ministro citou ainda o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), que também expõe inadimplentes e já foi considerado constitucional pelo STF.
“Não há inconstitucionalidade material, pois a proposta atende ao direito de acesso à informação e reforça o princípio da publicidade da administração pública”, afirmou Gilmar em seu voto.
Com a posição do relator, os demais ministros seguiram a mesma linha e confirmaram, por unanimidade, a validade da lei estadual.
Notícias dos Poderes
Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00TCE-MT emite parecer favorável às contas do Governo do Estado, mas faz alertas sobre Nova Rota do Oeste e Parque Novo Mato Grosso
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, o balanço foi apreciado na sessão extraordinária nesta quarta-feira
21 de Agosto de 2025 as 07h50Corolla Cross bate de frente com caminhão e homem morre na BR-163
Um passageiro que também estava no veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital
20 de Agosto de 2025 as 17h26Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 15h45Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop
Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro
20 de Agosto de 2025 as 15h20Festival de Praia, Romaria e Torneio de Pesca estão mantidos em Sinop
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 13h31Segundo festival é suspenso em MT após usina hidrelétrica reduzir nível de reservatório por alerta de segurança
Este é o segundo evento cancelado em razão da medida adotada pela Usina Hidrelétrica Colíder. O primeiro foi o Fest Praia 2025, que ocorreria nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Paranaíta
20 de Agosto de 2025 as 10h04