Associação Criminosa
STF condena advogado de MT pela invasão de 8 de janeiro
Antonio Valdenir Caliare é morador de Juína e cumprirá a pena em regime semiaberto
Polícia | 01 de Agosto de 2025 as 07h 56min
Fonte: Mídia News

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o advogado Antonio Valdenir Caliare, morador de Juína, a dois anos e cinco meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime, por participação nos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Além da pena privativa de liberdade, Caliare foi condenado, de forma solidária com os demais envolvidos nos atos, ao pagamento de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
A decisão foi tomada por maioria dos ministros da Corte, que seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes. O resultado do julgamento foi publicado nesta quinta-feira (31).
No voto, Moraes destacou que as provas juntadas aos autos demonstram que o advogado chegou a Brasília em 7 de janeiro de 2023, permaneceu no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército e, no dia seguinte, integrou a manifestação que pediu intervenção militar e resultou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República.
O advogado foi preso no dia 9 de janeiro de 2023, ainda no acampamento, e conduzido à sede da Polícia Federal.
Durante o interrogatório, Caliare confirmou que saiu de Juína com destino a Brasília com o objetivo de participar das manifestações. Ele alegou que estava na capital federal para realizar cobertura jornalística a serviço da Rádio Metropolitana FM, argumento reforçado por uma testemunha, mas não apresentou qualquer prova documental de atuação como profissional da imprensa.
Ao contrário disso, segundo o ministro, o conteúdo do celular apreendido e periciado pela Polícia Federal revelou que o advogado trajava roupas semelhantes às utilizadas pelos demais manifestantes, aparecendo inclusive abraçado com uma mulher vestida com trajes típicos dos atos antidemocráticos.
As imagens o mostram marchando na Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três Poderes, fazendo gestos com o braço erguido e punho cerrado — condutas incompatíveis com qualquer atividade jornalística.
“Constata-se, pelas imagens, que o réu está entre outros manifestantes, fazendo sinais com o braço erguido, com o punho cerrado, o que ressalta a inexistência de qualquer atividade profissional jornalística”, anotou Moraes.
Notícias dos Poderes
Mais de 30 crianças e adolescentes são encontrados trabalhando em MT
Operação realizada em Mato Grosso afastou 13 menores de atividades proibidas e adequou a situação de outros 21 jovens
11 de Junho de 2026 as 08h09Apreensão e destruição de materiais causam prejuízo de mais de R$ 90 milhões a garimpo ilegal em MT
Foram realizadas 1.090 ações integradas no território indígena
11 de Junho de 2026 as 07h05Violência psicológica contra mulheres dispara 65% em Mato Grosso
Casos de dano emocional saltaram para 3,7 mil em um ano; anuário revela ainda aumento das tentativas de feminicídio, crescimento da perseguição e quase 55 mil registros de violência contra mulheres.
11 de Junho de 2026 as 07h47Policial penal mata enteado em Cuiabá; DHPP investiga caso
10 de Junho de 2026 as 13h32Polícia encontra plantação de 5 mil pés de maconha em fazenda invadida no norte de MT
Os policiais encontraram ainda acampamentos e estruturas utilizadas para o cultivo e processamento do entorpecente
10 de Junho de 2026 as 11h47CNJ abre processo contra desembargador suspeito de 7 abusos sexuais
Conselho Nacional de Justiça instaura investigação contra Magid Nauef Láuar por decisões sob suspeita e crimes de estupro e importunação sexual
10 de Junho de 2026 as 09h45TJ nega habeas corpus e mantém preso empresário acusado de mandar matar amante da esposa
Investigação aponta que vítima era amiga do acusado e se hospedava em sua casa quando iniciou caso extraconjugal com a esposa dele
10 de Junho de 2026 as 09h00Influenciadora do agro é assassinada após ter casa invadida por criminosos
Alzira Maria Theodoro Luiz, de 43 anos, acumulava mais de um milhão de curtidas na internet e foi atingida na cabeça ao tentar pular janela para fugir de execução
10 de Junho de 2026 as 08h36