Empreendimento
Sinop terá fábrica de Arla 32
Reagente utilizado em veículos a diesel será produzido no Norte de Mato Grosso
Polícia | 25 de Junho de 2019 as 16h 55min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma nova indústria, de um setor ainda inédito no Norte de Mato Grosso, está em fase de instalação em Sinop. O Grupo Trevão, que opera no setor de combustíveis e lubrificantes, irá fabricar Arla 32 – um reagente utilizado em veículos pesados, cuja função é reduzir a emissão de óxido de nitrogênio pelo escapamento dos motores movidos a diesel.
O Grupo entrou com o pedido de licenciamento ambiental para implantação da indústria nesta semana, mas o projeto já vem sendo desenvolvido desde o ano passado. Segundo Guilherme C. de Paula, gestor da nova indústria, a maior parte dos equipamentos para fábrica já foi adquirido. O maquinário é 100% nacional. Os tanques de armazenagem vêm do Rio Grande do Sul, as bombas feitas de inox de um fornecedor em São Paulo, o equipamento de desmineralização da água e a envazadora, de Minas Gerais.
A fábrica de Arla 32 vai ser instalada em um barracão alugado, de 450 metros quadrados, no LIC Norte (Loteamento Industrial e Comercial Norte). “Praticamente 90% da produção será automatizada. A fábrica será operada por painéis de controle que monitoram todos os processos. Será uma planta industrial de última geração”, explica Guilherme.
O Arla (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo), é basicamente água desmineralizada com 32,5% de ureia de alta pureza. A água será captada do subsolo através de um poço. Para fazer o processo de desmineralização, o Grupo adquiriu um equipamento que opera por osmose reversa. “É o que há de mais moderno para retirar os minerais da água, não gera resíduos o que torna a fábrica um empreendimento com impacto ambiental mínimo”, ressalta Guilherme.
Já a ureia, com alto teor de pureza, será importada, da Rússia ou da China – algo que ainda não foi definido pelos proprietários. No total, o Grupo estima um investimento na ordem de R$ 1,5 milhão para instalação da indústria. A projeção é de que entre em operação em dezembro desse ano. Quando estiver em funcionamento, a fábrica produzirá 1,2 milhão de litros de Arla 32 por mês.
Com a fábrica em Sinop, o grupo Trevão pretende ter competitividade para disputar a venda de Arla em todo norte do Estado. Atualmente a indústria mais próxima fica em Cuiabá. A implantação da indústria mira em um mercado muito maior do que a capacidade de produção. Embora atualmente o Grupo Trevão revenda pouco mais 100 mil litros de Arla 32 por mês, no Estado de Mato Grosso são consumidos aproximadamente 8 milhões de litros do reagente. “Pelo menos metade disso está no mercado do Norte do Estado”, estima Guilherme.
A produção será envazada em galões de 20 litros. Uma parte significativa do negócio deve ser a venda de Arla 32 a granel, para grandes consumidores. O Grupo já elaborou inclusive a marca do seu novo produto. Irá se chamar “Original Arla 32”. “Nossa expectativa é atender todo do Norte de Mato Grosso, de Lucas do Rio Verde à Guarantã do Norte, fornecendo Arla à granel para produtores rurais, transportadoras e consumidores em larga escala, além de oferecer um preço mais competitivo para os postos que fazem a revenda do reagente”, comentou Guilherme.
O uso de Arla 32 é obrigatório para todos os veículos movidos a diesel que possuam o sistema SCR (Selective Catalyst Reduction) – basicamente caminhões e ônibus. A expectativa é de que os maquinários agrícolas também comecem a utilizar o sistema no próximo ano. Em média, um veículo consome em Arla 32 cerca de 5% do volume de diesel. Não utilizar Arla nesses veículos implica em uma multa por crime ambiental.
Logomarca do Grupo Trevão para o seu novo produto
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18