Follow the money
Segunda fase de operação cumpre 20 mandados judiciais contra núcleo financeiro do tráfico em Sinop
São cumpridas três prisões dos responsáveis pela lavagem de dinheiro, além do sequestro de bens móveis e imóveis
Polícia | 10 de Dezembro de 2024 as 09h 31min
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop deflagrou, nesta terça-feira (10.12), a segunda fase da operação Follow the Money contra alvos investigados pela lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no município, com o cumprimento de mandados de prisão, buscas, sequestro de bens móveis e imóveis. A operação conta com a colaboração da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz).
As ordens judiciais incluem três prisões preventivas, três buscas domiciliares, sequestro de dois veículos, sequestro do capital social de uma empresa e sequestro de placas solares. A decisão judicial determinou ainda o sequestro de 11 imóveis, sendo oito em Sinop, um em Cuiabá e dois em Altamira (PA).
As três pessoas presas nesta segunda fase da operação atuavam como laranjas na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Todos tinham sido presos na primeira fase da operação, em março deste ano, mas estavam em liberdade provisória.
Uma das prisões é a da proprietária de uma farmácia, em Cuiabá, que teve as atividades suspensas na primeira fase da Follow the Money. Os valores movimentados, conforme apontou a investigação, evidenciam a atividade de lavagem de capitais .
Outros dois presos são o irmão e a cunhada do líder da facção criminosa que atua na cidade de Sinop e está detido em uma penitenciária estadual. O casal recebia ordem de dentro da unidade prisional e fazia negócios, como compra de imóveis, em nome deles e de ‘laranjas’ visando obter lucro e passar aparência de licitude aos valores oriundos da venda de drogas.
O cumprimento dos mandados contou com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso.
Primeira fase da Follow the Money
Em março deste ano, a Derf de Sinop deflagrou a Operação Follow The Money para cumprir 136 ordens judiciais contra investigados envolvidos em lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas no município, entre elas a a suspensão das atividades e doação de medicamentos de uma farmácia em Cuiabá usada para lavar dinheiro das ações criminosas.
As investigações iniciaram a partir de uma apreensão de 400 tabletes de maconha, localizados pela Derf de Sinop em uma chácara na zona rural da cidade, em julho de 2022.
A partir da localização da droga, a equipe da unidade especializada revelou um esquema de lavagem de dinheiro sustentado a partir do tráfico de drogas na cidade. Foi apurada a existência de empresas fantasma e também de empresas reais que dissimulavam o capital ilícito dando a aparência de licitude às transações.
Notícias dos Poderes
Menor de 15 anos é assassinado e amigo de 14 é baleado
Caso é investigado pela Polícia Civil
22 de Janeiro de 2025 as 08h44Cliente ataca funcionária de casa noturna com cadeiradas
Não há informações se o Boletim de Ocorrência foi registrado
22 de Janeiro de 2025 as 08h33Cinco jovens do Maranhão estão há 12 dias desaparecidos em MT
O boletim de ocorrência foi registrado pelo proprietário da empresa. Ele comunicou à Polícia Civil que os cinco funcionários chegaram no dia 09 de janeiro em um posto na Rodovia dos Imigrantes e estavam em um alojamento em Várzea grande.
21 de Janeiro de 2025 as 15h56Empresa do governador é invadida e funcionários são feitos reféns durante assalto em Cuiabá
21 de Janeiro de 2025 as 14h47Casal é executado a tiros na frente do filho de 12 anos em fazenda de MT
Adolescente de 12 anos sobreviveu ao ataque após se esconder um um dos cômodos da casa. Investigações apontam dívida de venda de gado como motivação do crime
21 de Janeiro de 2025 as 07h43Mulher é baleada pelo marido e mente à Polícia Militar para tentar protegê-lo
Militares encontraram manchas de sangue pela casa do casal; no local, também foram apreendidas porções de drogas
20 de Janeiro de 2025 as 10h49