Operação emboabas
Receita Federal e Polícia Federal investigam esquema de extração ilegal de ouro
Foi deferida ordem de sequestro de bens no montante total de mais de 1 bilhão de reais
Polícia | 20 de Setembro de 2023 as 10h 41min
Fonte: Receita Federal

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (20/09) a Operação EMBOABAS a fim de desarticular organização criminosa especializada em adquirir ouro proveniente de regiões onde a mineração é proibida e na sequência declarar, mediante fraude, que o metal precioso havia sido extraído de áreas com permissão de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituída.
Também foi identificado que o alvo principal realizava a regularização do ouro através de um cidadão austríaco, que se naturalizou brasileiro, e que afirma ter mais de mais R$ 20 bilhões em barras de ouro em um suposto país independente criado pelo próprio investigado.
Ao todo, estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e Apreensão nas cidades de Boa Vista/RR, Pacaraima/RR, Normandia/RR, Manaus/AM, Adrianópolis/AM, Anápolis/GO, Campo Lindo de Goiás/GO, Tucumã/PA, Santa Maria das Barreiras/PA, Ourilândia do Norte/PA, Ilha Solteira/SP, Uberlândia/MG e Areia Branca/RN, além de outras medidas cautelares.
Foi deferida, também, ordem de sequestro de bens no montante total de mais de 1 bilhão de reais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.
Notícias dos Poderes
Esquema de Bets buscava financiar atividades ilícitas e limpar imagem social de membros de facção
Distribuição de cestas básicas e patrocínio de times de futebol amadores serviam para passar uma boa imagem dos investigados
23 de Agosto de 2025 as 19h42Polícia Civil cumpre mandado e prende advogado em Juína
O suspeito teve a prisão decretada pelo crime de descumprimento de medidas protetivas
23 de Agosto de 2025 as 19h41Polícia Militar prende suspeito após tentativa de assalto em empresa em Sinop
22 de Agosto de 2025 as 18h09Acusado de matar morador de rua, ex-procurador da ALMT recorre para deixar a prisão
22 de Agosto de 2025 as 08h00Mulher de cantor de Cuiabá é alvo da PF por ligação com PCC
Jaqueline Maria Afonso Amaral é acusada de lavar mais de R$ 3 milhões para a facção criminosa
22 de Agosto de 2025 as 07h05Tenente-coronel da PM é exonerado após denúncia de estupro em MT
Defesa diz que acusações não se respaldam nos fatos e que representam um ataque à honra do militar
21 de Agosto de 2025 as 16h00