Planejamento urbano
Prefeitura de Sinop terá programação sobre financiamento e regularização de imóveis na MT Construir
Polícia | 16 de Setembro de 2025 as 14h 34min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanurbh), vai participar da 1ª edição da Feira da Construção Civil e do Mercado Imobiliário do Norte de Mato Grosso (MT Construir). O evento gratuito será realizado de quarta-feira (17) a sábado (20), na CDL Sinop, e contará com programação voltada a temas como financiamentos imobiliários, sustentabilidade e novas tecnologias na construção civil.
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, mediará dois painéis técnicos com profissionais do setor, empresários e representantes de entidades regionais e estaduais. Na quinta-feira (18), às 17h30, será abordado sobre financiamento imobiliário na Faixa 2, com foco em estratégias para ampliar o acesso à moradia. O debate pretende reunir corretores de imóveis e terá a participação de representantes das construtoras Paiaguás, Menin e Pacaembu, além da presença da conselheira regional do CRECI, Elenir Kujat.
Já na sexta-feira (19), às 17h30, a secretária mediará o painel sobre aprovação de projetos e regularização de imóveis. A programação pretende reunir arquitetos, engenheiros e especialistas para discutir orientações práticas sobre o tema. O debate contará com a participação de Luiz Magnani (advogado e diretor-geral de Planejamento Urbano da Seplanurbh), Eliani Disaró Fangueiro Pereira (arquiteta da Seplanurbh) e Fernando Morari (engenheiro da Seplanurbh). Também estarão presentes como convidados César Gonçalves (presidente da Arquinorte), Lise Bokkorni (presidente do CAU-MT) e Juares Samaniego (presidente do CREA-MT).
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou a importância de inserir Sinop no centro de debates sobre habitação e mercado imobiliário. “Na gestão municipal, temos trabalhado intensamente o setor de habitação, sempre buscando ampliar o acesso à moradia e reduzir o déficit habitacional em Sinop. Foi a partir dessa experiência, acompanhando de perto os desafios e oportunidades desse setor, que decidimos promover esses debates durante a programação da MT Construir”, afirmou.
Ela destacou que o encontro de quinta-feira (18) busca debater o financiamento imobiliário voltado ao público faixa 2 com os corretores. “Nos últimos anos, importantes construtoras acreditaram em Sinop, trouxeram empreendimentos na modalidade Faixa 2 e ajudaram a diminuir o déficit habitacional, oferecendo condições de compra mais acessíveis. Mas sabemos que, para esse processo ser bem-sucedido, precisamos de corretores cada vez mais preparados para orientar a população, apresentar as oportunidades e conduzir com segurança os clientes interessados”, completou.
Já no painel de sexta-feira (19), voltado a arquitetos e engenheiros, a expectativa é esclarecer processos burocráticos e técnicos que muitas vezes atrasam a regularização de imóveis. “Será uma oportunidade para apresentarmos os serviços da Prefeitura de Sinop e detalharmos as normas e procedimentos necessários. Queremos que os profissionais tenham mais clareza, segurança e conhecimento para conduzir seus projetos”, reforçou a secretária.
A MT Construir reunirá incorporadoras, loteadoras, imobiliárias, lojistas e fornecedores do setor da construção civil em quatro dias de evento. A feira terá mais de 30 estandes, onde empresas apresentarão novidades em tecnologia, sustentabilidade, lançamentos imobiliários e condições exclusivas de negócios. A programação inclui ainda workshops, palestras e painéis com especialistas de diferentes áreas.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55