Julgamentos
Policial integrante de grupo de extermínio em MT é condenado a 46 anos de prisão
Estima-se que, pelo menos, 15 pessoas tenham sido vítimas do grupo; acusados já foram condenados a 105 anos de prisão, mas passaram por outros julgamentos nos últimos anos
Polícia | 14 de Agosto de 2024 as 08h 55min
Fonte: Redação G1-MT

O policial militar Uelinton Lopes Rodrigues foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá a 46 anos de prisão, nesta terça-feira (13).
Uelinton era integrante do grupo de extermínio conhecido como 'mercenários' e foi condenado pelo homicídio qualificado contra três pessoas.
No dia 11 de fevereiro de 2016, ele executou a tiros Edésio Pedro do Nascimento Fonseca e Jhonne Muller Paranhos de Almeida, em Cuiabá. Dezoito dias depois, Uelinton matou com oito tiros, a mãe de Edésio, Alzira do Nascimento Fonseca, de 71 anos na época, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), as vítimas tinham uma rixa com Uelinton e eram envolvidos com tráfico de drogas. Durante o julgamento, o MPMT defendeu a tese de que os assassinatos aconteceram por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Operação Mercenários
No dia 26 de abril de 2016, 17 pessoas foram presas, entre elas seis policiais militares, em uma operação em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a Polícia Civil na época, o grupo 'Mercenários' se tratava de uma organização criminosa que matava pessoas por encomenda e recebia dinheiro por isso.
Na denúncia, o MPMT sustentou que os denunciados fazem parte de uma grande organização criminosa existente na cidade de Várzea Grande, “que tem como objetivo ceifar a vida de pessoas com passagem policiais, caracterizadora de ações de grupos de extermínio, além do fato de atuarem ainda mediante o pagamento de recompensa, caracterizadora de crimes mercenários ou pistolagem, com a participação direta destes e de outros componentes em diversos outros crimes de homicídios, tendo cada um dos integrantes função predeterminada, visando a consecução dos delitos.”
Os acusados já chegaram a ser condenados a 105 anos de prisão, mas passaram por outros julgamentos nos últimos anos.
Ao todo, estima-se que, pelo menos, 15 pessoas tenham sido vítimas do grupo.
Notícias dos Poderes
Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos
Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção de dano
29 de Outubro de 2025 as 13h30Foragido por feminicídio em MT mata mulher com 11 facadas em Campo Grande
O suspeito, Gilson Castelan de Souza, foi preso após confessar o crime. Ele tinha mandado de prisão por outro feminicídio cometido em 2022.
29 de Outubro de 2025 as 13h2250 corpos são enfileirados em praça após operação no Rio de Janeiro
Moradores recolheram cadáveres no Rio de Janeiro; ação é considerada a mais letal da história na cidade e mobilizou 2.500 policiais
29 de Outubro de 2025 as 09h08Ex-marido invade casa e mata mulher a facadas na frente da filha dela
A filha da vítima também foi ferida ao tentar impedir o crime que aconteceu na madrugada de hoje (29.10).
29 de Outubro de 2025 as 09h06Homem é detido após agredir companheira com mordidas em MT
Suspeito de 21 anos mordeu rosto e as mãos da vítima
29 de Outubro de 2025 as 08h54Pai mata filha com golpes de barra de ferro em calçada
Uma câmera de segurança flagrou o pai agredindo a filha com diversos golpes de barra de ferro, nesse domingo (26/10), em Ribeirão Preto
29 de Outubro de 2025 as 08h16Marido de vereadora é preso e confessa incêndio em cabaré
Incêndio destruiu o estabelecimento e uma casa vizinha; caso foi registrado na tarde de domingo (26)
29 de Outubro de 2025 as 07h18