27 vítimas
Polícia de Cuiabá desmantela golpe milionário de pirâmide financeira com promessas no YouTube
Polícia | 12 de Setembro de 2025 as 12h 05min
Fonte: Unica News

A Polícia Civil de Mato Grosso lançou na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Rede de Mentiras para desmantelar um esquema de pirâmide financeira que movimentou milhões de reais. O grupo usava empresas e promessas de altos lucros para enganar investidores em todo o país.
A operação, conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) de Cuiabá, cumpriu um mandado de prisão contra o líder do esquema, um homem de 42 anos, identificado como J. R. V. B. A polícia também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e diversas ordens judiciais para confiscar bens e valores que somam mais de R$ 1,3 milhão.
A Justiça também determinou a suspensão do registro de todas as empresas envolvidas e a proibição de que os suspeitos voltem a atuar em qualquer atividade econômica. A investigação, que conta com a colaboração do Ministério Público e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apura crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra as relações de consumo e a economia popular.
Como o esquema funcionava
O grupo, comandado por J. R. V. B. e seus sócios, usava as empresas Metaverso Soluções Digitais Ltda., Multiverso Digital Ltda. e Bispo Investments Ltda. para atrair investidores de vários estados. As vítimas eram enganadas com a promessa de lucros mensais de até 7% e garantias de segurança que não existiam.
O esquema, que funcionava como uma pirâmide financeira, usava redes sociais e o canal “Treta Trader” no YouTube para divulgar as falsas promessas e captar as vítimas.
Diversas pessoas relataram à polícia que sofreram grandes prejuízos, que variavam de alguns milhares a centenas de milhares de reais. Em alguns casos, famílias inteiras foram lesadas. As vítimas que questionavam a falta de pagamento também eram intimidadas e ameaçadas pelo grupo.
Até o momento, 27 vítimas já procuraram a Delegacia do Consumidor, mas a polícia acredita que o número de pessoas lesadas em todo o Brasil pode ser muito maior.
Notícias dos Poderes
Polícia: servidora de MT foi morta pela filha por rejeitar namoro
Adolescente de 13 anos foi apreendida na quinta-feira (11), junto de outros três menores, de 15 e 16 anos
12 de Setembro de 2025 as 09h48PM apreende menor e namorado com R$ 4 mil da mãe morta em Colíder
11 de Setembro de 2025 as 21h35MP oferece denúncia contra homem que matou esposa psicóloga em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 08h41Mãe joga água quente no filho de 10 anos; menino acaba internado com queimaduras
12 de Setembro de 2025 as 07h40Homem agride companheira com golpes de espada samurai e é preso em Cuiabá
12 de Setembro de 2025 as 07h30MT intensifica ofensiva contra o narcotráfico internacional em parceria com Rondônia e Acre
12 de Setembro de 2025 as 07h25Servidora é encontrada morta em casa; filha está desaparecida
Samara Aparecida Conceição, de 34 anos, trabalhava como recepcionista em uma UPA de Colíder
11 de Setembro de 2025 as 15h16