Fake news
Polícia Civil identifica e conduz 35 pessoas por disseminar mensagens falsas e causar pânico a escolas em MT
O balanço parcial incluiu as investigações realizadas durante dez dias pela DRCI e delegacias da Capital e interior do estado
	  
	  Polícia | 17 de Abril de 2023  as 15h 55min
     Fonte: Raquel Teixeira - Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso identificou, nos últimos dez dias, 35 autores de mensagens falsas que causaram pânico a escolas. Todos foram encaminhados às delegacias da Polícia Civil e respondem pelo crime previsto no Artigo 41, de provocar alarme, anunciando perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto.
O levantamento da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) aponta que as ocorrências foram registradas em 20 cidades do estado. A DRCI atuou diretamente e também auxiliou as delegacias da Capital e do interior na identificação dos autores de falsas mensagens incitando crimes ou ameaçando escolas.
“Todos os autores foram devidamente identificados e conduzidos para as Delegacias e desses, quatro estavam em outros estados do País, mas possuíam vínculos com Mato Grosso”, explica o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral, destacando que a alegação dos autores de que as atitudes eram ‘brincadeiras’ não é tolerada, pois as ações causaram pânico e configuram crime.
Entre os conduzidos e apreendidos estão dois adultos, uma criança de 10 anos e os demais são adolescentes entre 12 e 17 anos.
As ações investigativas estão sendo executadas com foco na repressão às divulgações de ameaças em redes sociais envolvendo escolas de Mato Grosso, lembrando que a internet não é terra sem lei e quem age desta forma será identificado e devidamente responsabilizado. As investigações continuam e outras pessoas podem ser presas a qualquer momento.
Escola Segura
A Polícia Civil integra a Operação Integrada Escola Segura, que é nacional, e está identificando quem está se escondendo atrás das telas dos celulares para provocar tumulto.
“Destacamos ainda que, de todos os casos em que a DRCI atuou diretamente ou indiretamente, 100% se tratam de trotes, ou seja, fake news e é muito importante que a população ajude freando a divulgação dos conteúdos que estão circulando”, reitera o delegado Ruy Guilherme.
A orientação para as mães, pais e comunidade escolar é que ao receberem vídeos, fotos e mensagens de ameaças ou supostos ataques, que enviem por mensagem para os perfis da Polícia Civil de Mato Grosso (@policiacivil_mt ou @dae_pcmt) ou pelo WhatsApp para denúncias (65) 99973-4429, além do 197 e 181.
Notícias dos Poderes
Grande operação apreende mais de 200 kg de drogas em cidade de Mato Grosso
Ação das forças de segurança causa prejuízo milionário às organizações criminosas
04 de Novembro de 2025 as 05h47Homem que estuprou criança de cinco anos é preso pela Polícia Civil
A criança disse à família ter sido abusada pelo vizinho após o comportamento suspeito ser notado pela avó
04 de Novembro de 2025 as 05h43Vídeo mostra homem esfaqueando vizinhas em briga na rua
Vítimas estão internadas
04 de Novembro de 2025 as 05h40Polícia diz que bebê levado decapitado em mochila teve natural
Laudos preliminares apontam que o feto, encontrado no Hospital Geral de Cuiabá, sofreu óbito intrauterino (morreu na barriga)
03 de Novembro de 2025 as 16h13Operação apreende R$ 160 milhões em mercadorias ilegais; ação teve reforço em MT
Com participação de servidores em todo o país, incluindo agentes de MT, a Receita Federal dobrou o valor de apreensões em relação ao ano passado e ampliou o foco para portos e aeroportos
03 de Novembro de 2025 as 15h52Filhos de prefeito se envolvem em briga generalizada em MT
Conflito ocorreu na área externa de tabacaria na cidade de Itaúba e teria começado após ciúmes
03 de Novembro de 2025 as 14h30Homem se esconde em closet para fazer surpresa romântica para a ex, mas se depara com rival e o mata
Shiateek De-Shean Wilson queria reconquistar a amada, mas acabou matando o homem com quem ela estava saindo; incidente trágico ocorreu no Texas (EUA)
03 de Novembro de 2025 as 14h06Mulher chega com feto desmembrado em hospital de Cuiabá
Caso foi registrado na noite de domingo no Hospital Geral de Cuiabá; bebê apresentava fraturas no corpo
03 de Novembro de 2025 as 10h45