Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 16 de Outubro de 2026

Menu

Operação Arcanjo

PF mira esquema de ouro ilegal que movimentou mais de R$ 5,2 milhões em MT

Ação cumpre 22 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão preventiva em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo

Polícia | 28 de Agosto de 2026 as 11h 11min
Fonte: Repórter MT

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, hoje (28), a Operação Arcanjo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso investigado pela aquisição e pela comercialização de ouro de origem ilícita, com atuação em Poconé  (a 104 km de Cuiabá), em Mato Grosso, e em São José do Rio Preto-SP. 

As investigações apontam que os criminosos atuavam na aquisição, na circulação, na comercialização e na ocultação dos recursos provenientes do minério. Apurou-se, ainda, que o grupo movimentou mais de R$ 5,2 milhões em recursos relacionados às operações investigadas, tendo sido identificada a negociação de cerca de 17,3 kg de ouro.

A ação cumpre 22 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos municípios mato-grossenses de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé, além de Campo Grande-MS e São José do Rio Preto.

A análise das movimentações financeiras identificou estrutura com fornecedores, com operadores financeiros, com intermediários, com transportadores e com compradores do minério.

O esquema tinha início na região de Poconé e seguia para o município de São José do Rio Preto, no qual era recebido e mantido em estabelecimento utilizado para custódia e para comercialização. A investigação também identificou mecanismos destinados à ocultação e à dissimulação dos valores.

Os fatos investigados podem configurar, em tese, os crimes de usurpação de matéria-prima pertencente à União, lavagem de dinheiro e associação criminosa.