Operação Retomada
PF busca suspeito de ser o maior devastador do bioma amazônico já investigado
Policiais cumprem mandados contra homem e familiares suspeitos de invadir mais de 20 mil hectares
Polícia | 03 de Agosto de 2023 as 08h 21min
Fonte: Redação com Assessoria PF/PA

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (3) a Operação Retomada, com o objetivo de investigar um esquema de invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica. A PF cumpre 3 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios de Novo Progresso/PA e Sinop.
As investigações tiveram início após a identificação, pela PF em Santarém/PA, do desmatamento de quase 6 mil hectares na região do município de Novo Progresso/PA. O inquérito policial aponta que o grupo criminoso realizaria o cadastro fraudulento junto ao Cadastro Ambiental Rural de áreas próximas as suas em nome de terceiros, principalmente de parentes próximos. Em seguida, desmatariam tais áreas e as destinariam para criação de gado. Assim, os verdadeiros responsáveis pela exploração das atividades se sentiriam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos, os quais seriam direcionados aos participantes sem patrimônio.
Até o momento, o inquérito policial identificou que o suspeito e seu grupo teriam se apossado de mais de 21 mil hectares de terras da União. Além disso, já foram constatados o desmatamento de mais de 6.500 hectares de floresta, o equivalente à quase 4 Ilhas de Fernando de Noronha, com indícios de um único autor ser o responsável pela destruição ambiental, com emprego de enorme aporte de recursos. Os danos ambientais são agravados pela ocupação de áreas circundantes a terras indígenas e unidades de conservação.
O suspeito líder do grupo já recebeu 11 autuações e 6 embargos do IBAMA por irregularidades, e perícias da PF indicam a existência de danos ambientais ocasionados por suas atividades também na Terra Indígena Baú.
Além da expedição dos mandados, a Justiça determinou o bloqueio de R$116 milhões de reais, valor mínimo estimado dos recursos florestais extraídos e de recuperação da área atingida, e o sequestro de veículos, de 16 fazendas e imóveis e da indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.
As investigações seguem em andamento.
Notícias dos Poderes
VG: Bebê morre após ser arremessado em fogueira
Suspeita seria a própria mãe
09 de Dezembro de 2023 as 13h14Sinop: Suspeito de espancar e matar jovem é preso pela PJC
Crime teria sido motivado por conta de ciúmes
09 de Dezembro de 2023 as 12h58Sinop: Homem é baleado em bar no Maria Vindilina
Suspeito foi preso
09 de Dezembro de 2023 as 03h39Mulher é executada na madrugada e corpo é achado em região de mata
Ela seria usuária de drogas e já teria sido abordada pela PM algumas vezes
08 de Dezembro de 2023 as 11h54Policiais civis prendem em flagrante homem que abusou sexualmente de adolescente
Caso ocorreu em Tangará da Serra
08 de Dezembro de 2023 as 08h25Patrulha Rural apreende tratores utilizados em extração de madeira ilegal em reserva de MT
Equipes identificaram crimes ambientais durante buscas na Estação Ecológica do Rio Ronura, em Nova Ubiratã
08 de Dezembro de 2023 as 08h14Reeducando tenta fugir de hospital em Sinop e acaba baleado
O reeducando foi baleado e socorrido pela equipe de escolta. Ele segue internado e passará por cirurgia
07 de Dezembro de 2023 as 13h36Motorista de aplicativo de Cuiabá é libertado após ser mantido refém por criminosos na fronteira com a Bolívia
Motorista de aplicativo foi contratado por um casal de Várzea Grande para fazer uma corrida até Cáceres na terça-feira e desde então, estava desparecido
07 de Dezembro de 2023 as 13h33