Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 14 de Setembro de 2026

Menu

Operação Olhos fechados

PF aperta cerco contra garimpo ilegal em MT e mais dois estados

As ordens judiciais foram cumpridas nos estados de Rondônia, de Mato Grosso e de São Paulo.

Polícia | 05 de Agosto de 2026 as 08h 45min
Fonte: Repórter MT

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, hoje (4), a 2ª fase da Operação Olhos Fechados, com o objetivo de aprofundar a investigação dos crimes de desmatamento, garimpo ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa, bem como lavagem de dinheiro. As ordens judiciais foram cumpridas nos estados de Rondônia, de Mato Grosso e de São Paulo.

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Mato Grosso. A Justiça Federal determinou, ainda, o monitoramento eletrônico, mediante tornozeleira, de 17 investigados, além do sequestro de bens em valor limitado ao montante do dano ambiental estimado em laudo pericial produzido na primeira fase, correspondente a mais de R$ 11,3 milhões.

Nesta fase, apura-se a atuação de investigados apontados como responsáveis pelo comando dos núcleos de exploração ilegal, bem como os indícios de ocultação e de dissimulação dos recursos financeiros oriundos da atividade ilegal.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, desmatamento em terras de domínio público ou devolutas, extração de recursos minerais sem autorização e lavagem de dinheiro, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser identificados no decorrer das investigações.


✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.