Absolvido
Padre que matou ladrão de igreja é absolvido em júri popular
Ladrão tinha acabado de furtar 3 moletons e uma camiseta da casa paroquial
Polícia | 15 de Abril de 2024 as 09h 20min
Fonte: G1

O Tribunal do Júri absolveu o padre Gustavo Trindade dos Santos, acusado de matar atropelado Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, suspeito de furtar a casa paroquial de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em maio de 2022. A promotoria pode recorrer da decisão.
Em julgamento realizado nesta sexta-feira (12), no Fórum da cidade, o réu respondia pelo crime de homicídio qualificado, mas foi inocentado da acusação.
Ângelo morreu, no dia 27 de julho de 2022, por complicações decorrentes do atropelamento, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). Segundo o boletim de ocorrência, o homem atropelado furtou a casa paroquial da Igreja São Sebastião arrombando uma das janelas. Ele fugiu do local levando três moletons e uma camiseta. Vídeo mostra momento do furto.
Até a publicação desta reportagem, a promotoria ainda não havia informado se iria recorrer da sentença.
Relembre o caso
Uma câmera de segurança flagrou o atropelamento na Avenida Tiradentes. Nas imagens, é possível ver o momento em que o carro atinge Ângelo, que é arremessado. A vítima do atropelamento ficou internada na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo e, depois, na Santa Casa de Ourinhos (SP). Ângelo apresentava sequelas como perda de massa muscular, dificuldade para comunicação e necessidade de uso de fraldas.
Ele chegou a ter alta médica para tratamento domiciliar, mas, nas semanas antes de sua morte, foi necessária uma nova internação. Após o óbito, a diocese de Ourinhos informou, por meio de nota, que lamentava o ocorrido e que se solidarizava com a família e os amigos de Ângelo.
Com a morte dele, segundo o delegado Valdir de Oliveira, que investigou o caso, novas perícias foram realizadas para esclarecer se o óbito esteve diretamente relacionado com o atropelamento. Essa tese foi confirmada por um médico legista.
InterrogatórioA TV TEM teve acesso, com exclusividade, ao vídeo do interrogatório do padre à polícia, no qual o religioso deu a sua versão sobre o caso. Ele só foi ouvido no dia 9 de junho de 2022, porque não compareceu à sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), na capital paulista, quando foi intimado pela primeira vez. Quatro dias depois, ele ainda participou de uma missa.
Mesmo assim, o inquérito policial foi concluído, mas o MP solicitou a oitiva do padre para poder avaliar melhor o caso. Durante o interrogatório, o padre afirmou que havia terminado de celebrar um casamento, quando, na saída, escutou o alarme da casa paroquial e avistou um homem pulando o muro e fugindo do local.
O padre disse, na oitiva, que ele e a pessoa que o acompanhava no carro chegaram a pedir para o homem parar durante a perseguição. No entanto, as imagens que flagraram o atropelamento mostram os vidros do carro fechados durante todo o trajeto.
Ainda conforme o frei, ele encontrou um caminho para fechar o homem, mas, quando ele entrou com o carro na calçada para pará-lo, o suspeito do furto na igreja se jogou sobre o capô do veículo.
Além disso, o padre afirmou, no interrogatório, que foi embora após o atropelamento porque temeu a possibilidade do homem estar armado. Ele também disse que, ao perceber a presença de pessoas na rua onde ocorreu o acidente, pediu a elas que chamassem a polícia.
Após o atropelamento, o padre contou que foi até o convento onde morava, guardou o carro, que pertence à diocese de Ourinhos, e viajou para Ribeirão Preto (SP), onde iria aproveitar o Dia das Mães e o próprio aniversário no dia posterior.
A mãe do homem suspeito de furtar a igreja e que morreu atropelado após ser perseguido pelo padre entrou na Justiça pedindo uma indenização de R$ 1 milhão.
Na ação, ajuizada na 3ª Vara Cível no Foro de Santa Cruz do Rio Pardo, além de cobrar o valor do padre, o pedido também é direcionado contra a diocese de Ourinhos, responsável pela gestão da paróquia onde o frei Gustavo Trindade dos Santos atuava até o atropelamento. Segundo o pedido, os valores requeridos foram estipulados com base na expectativa de tempo de vida e de extensão de danos para a mãe.
Investigação
Durante as investigações, a polícia descobriu que o frei Gustavo, apesar de habilitado, deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. A defesa do padre mostrou um documento da União Europeia que o autorizava a dirigir. O aceite, do tempo em que ele morava na Espanha, no entanto, não é válido em território nacional.
Nas duas vezes em que a polícia fez pedidos de prisão preventiva, contudo, o Ministério Público se posicionou contra e eles foram negados pela Justiça. Já o homem atropelado, Ângelo, chegou a ser preso em flagrante no dia do atropelamento, mas estava sendo investigado em liberdade até sua morte.
Notícias dos Poderes
Jovem é socorrido com ferimentos após ser alvo de espancamento em Sinop
Vítima alegou ter dívida com drogas
13 de Fevereiro de 2025 as 17h42Sinop: Casal discute e homem acaba agredido com garrafadas
Mulher alega que tentou se defender
13 de Fevereiro de 2025 as 17h35Bolo envenenado: suspeita do crime é encontrada morta dentro da prisão em Guaíba
Deise Moura dos Anjos estava presa temporariamente suspeita de ter matado envenenadas três pessoas da família do marido
13 de Fevereiro de 2025 as 14h45Delegado vê 'covardia' de professor e diz que ele poderia evitar que cães atacassem gato
13 de Fevereiro de 2025 as 14h40PM apreende 59 porções de cocaína e flagra suspeito com mandado de prisão em aberto em Sinop
Suspeito foi detido, após cair do telhado de uma residência quando tentava fugir dos policiais militares
13 de Fevereiro de 2025 as 12h42Pai espanca colega da filha após menina relatar que sofria bullying na escola
13 de Fevereiro de 2025 as 07h03Pastor diz à polícia que matou adolescente porque ela bateu no rosto dele
Nesta quarta-feira (12), Justiça manteve prisão de João das Graças Pachola, que confessou ter matado a menina Stefany Vitória Teixeira Ferreira, de 13 anos.
13 de Fevereiro de 2025 as 07h00