Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 29 de Fevereiro de 2024

Menu

Lesa Pátria

Operação da Polícia Federal mira alvos em MT por envolvimento nas invasões do dia 8 de janeiro em Brasília

Polícia | 25 de Outubro de 2023 as 09h 58min
Fonte: Redação olhardireto.com.br

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a décima nona fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos. Em Mato Grosso, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão.

Policiais federais cumprem medidas judiciais em relação a 12 investigados, sendo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Em Mato Grosso, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Cuiabá, e um nas cidades de Chapada dos Guimarães, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso.

As medidas também são cumpridas em Santos-SP, São Gonçalo-RJ e em Brasília-DF.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos.