Crimes virtuais
Operação da Polícia Civil cumpre 97 mandados contra suspeitos de aplicar golpes virtuais em MT
Segundo a polícia, são cumpridos mandados de prisão e de buscas em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Cáceres
Polícia | 07 de Março de 2023 as 10h 25min
Fonte: Redação G1-MT

Durante a "Operação Gênesis", da Polícia Civil, foram cumpridos 97 mandados de prisão de busca e apreensão contra uma organização criminosa responsável por aplicar golpes virtuais. Além das prisões e buscas, também são realizados bloqueio e sequestro de bens e valores dos investigados.
A ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Cáceres, com o auxilio de 180 policiais.
O inquérito, que originou a operação, foi instaurado após a informação de que um dos investigados, que mora no Bairro Despraiado, em Cuiabá, aplicava diversos golpes na modalidade fraude eletrônica.
Para executar o crime, o suspeito recrutava pessoas que abriam contas bancárias e, depois, ele passava a administrá-las, instalando aplicativos de bancos no próprio telefone. O dinheiro dos golpes era depositado nessas contas e, na sequência, era sacado ou transferido pelo próprio golpista ou por comparsas.
Em julho de 2022, a polícia realizou buscas, onde diversos aparelhos eletrônicos foram apreendidos. Os conteúdos foram analisados pelo Núcleo de Inteligência da delegacia e resultaram em material que deu base à "Operação Gênesis".
Durante o inquérito, foi constatada a ocorrência de outros delitos de estelionato que fizeram vítimas em vários estados. Entre elas, os policiais identificaram 19 vítimas que tiveram cerca de R$ 1 milhão roubado.
Crime em MT
Dados do Observatório de Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) indicam que, em Mato Grosso, no primeiro semestre de 2021, os casos de estelionato aumentaram 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No estado houve 7.491 casos registrados entre janeiro e junho de 2021 e 6.309 no mesmo período de 2020.
“A digitalização das finanças, potencializada pelos últimos anos de pandemia da covid e criação do Pix, fez nascer um ambiente propício para o alto crescimento dos crimes patrimoniais no ambiente digital, dando especial destaque aos delitos de fraude eletrônica e furto mediante fraude”, explicou o delegado o delegado Pablo Carneiro.
Notícias dos Poderes
Sinop: Trabalhador sente forte odor e encontra corpo em lona
26 de Agosto de 2025 as 21h58Morador de chácara ouve barulho, atira 'para assustar' e atinge menino de 12 anos
26 de Agosto de 2025 as 16h20Polícia: influencer era dono de bets e dividia lucro com facção
Dainey Aparecido da Costa foi alvo da Operação Ludus Sordidus; ele já estava preso por tráfico de drogas
26 de Agosto de 2025 as 16h03Cabeça humana é encontrada em área de mata em Sinop
26 de Agosto de 2025 as 13h07Homem que matou a companheira estudava doutrina sobre 'fim dos tempos'; ela era contra
26 de Agosto de 2025 as 10h05Quatro suspeitos invadem casa e matam mulher com tiros em MT
26 de Agosto de 2025 as 08h56TJ nega cautelares e espera perícia em celular de acusado de homicídio
26 de Agosto de 2025 as 07h13PM vai para presídio em Chapada após envio de R$ 10 mil ao TJ
Jackson Barbosa também é acusado de participação em morte do advogado Renato Neri
26 de Agosto de 2025 as 07h11