Força-Tarefa
Operação cumpre mandados de prisão contra integrantes de facção criminosa em Sinop e Sorriso
Os policiais investigam integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios, torturas e tráfico de drogas
Polícia | 09 de Março de 2023 as 10h 34min
Fonte: Redação G1-MT

Uma força-tarefa entre Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar deflagrou a segunda fase da Operação Dissidência, nesta quarta-feira (8), para cumprimento de 12 mandados de prisão nas cidades de Sorriso , Sinop, Peixoto de Azevedo e Cuiabá. Os policiais investigam integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios, torturas e tráfico de drogas.
A primeira fase da operação, deflagrada no ano passado, prendeu 30 pessoas ligadas a grupos rivais, sendo 70 mandados de prisão e de busca e apreensão. Também foram efetuadas oito prisões em flagrante.
Os investigados presos nesta segunda fase respondem por crimes como integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Durante as investigações, foi identificado que na região centro-norte do estado estava ocorrendo uma guerra entre duas facções rivais, o que elevou, de forma considerável, o número de homicídios na região.
O nome da operação se refere à rivalidade entre os integrantes da organização criminosa que não concordavam com o comando da facção em Sorriso, de acordo com a Polícia Federal. Por isso, eles saíram do grupo, que ocasionou aumento de homicídios no município.
Primeira fase da operação
Em agosto do ano passado, uma força-tarefa da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar deflagrou a primeira fase da Operação Dissidência.
Em Sorriso, a polícia informou que a guerra entre facções pela disputa da venda de drogas havia aumentado em 450% o número de homicídios no município, com base em dados do mês de julho de 2022, o que levou os policiais a iniciarem as investigações na região.
Os mandantes dos crimes operavam de dentro do sistema penitenciário, de acordo com a polícia.
Notícias dos Poderes
100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27Polícia Civil prende homem que estava vivendo relacionamento conjugal com criança de 11 anos
Investigado e familiares alegaram que não sabiam a idade da criança
22 de Outubro de 2025 as 15h26PJC desarticula grupo criminoso responsável por furtos de cabos de cobre em Sinop e região
Quadrilha está envolvida na subtração de mais de 17 toneladas de cobre em propriedades de 11 cidades do estado
22 de Outubro de 2025 as 13h09Antes de ser morto, piloto acusado de estupro denunciou 'calúnia e difamação' à polícia
22 de Outubro de 2025 as 12h29Pecuarista de Várzea Grande escapa de golpe de quase R$ 400 mil em venda de gado
22 de Outubro de 2025 as 12h45Pedreiro é preso suspeito de estuprar filhas de casal para quem prestava serviço em Cuiabá
22 de Outubro de 2025 as 13h14Organização criminosa usava senhas de servidores públicos para clonar veículos e lavar dinheiro
Esquema foi desarticulado após análise do material apreendido na primeira e segunda fases da operação
22 de Outubro de 2025 as 14h08