Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 06 de Junho de 2026

Menu

Museu da frança

Obra com banana e fita adesiva avaliada em R$ 34 milhões é roubada de exposição

Direção de museu na França agiu rapidamente e repôs a fruta, vendida por comerciante de rua

Polícia | 02 de Junho de 2026 as 07h 20min
Fonte: Extra Globo

Foto: Divulgação

Uma obra de arte inusitada e avaliada em R$ 34 milhões — uma banana colada com fita adesiva na parede — foi roubada novamente, no último sábado (30/5).

A fruta, que faz parte da provocativa exposição "Comediante", foi retirada do seu local de exposição no Museu Pompidou-Metz, no leste da França.

Mas não houve motivo para pânico, pois a equipe do museu rapidamente substituiu a fruta. A banana, na verdade, é trocada rotineiramente a cada três dias, pois é projetada para ser perecível.

Um segurança percebeu que a banana havia sido descolada no domingo, o que levou os responsáveis ​​pelo museu a registrar o roubo na polícia, de acordo com o "Sun".

Este não foi o primeiro incidente envolvendo a banana mais famosa do mundo, integrante de uma obra de arte assinada pelo italiano Maurizio Cattelan. Em julho passado, um visitante comeu a banana enquanto ela estava em exibição.

Em 2023, quando "Comedian" estava em exposição em Seul (Coreia do Sul), a banana foi devorada por um estudante de Arte. Huyn-soo disse ao museu que ingeriu a peça por estar com fome e que não tinha comido café da manhã.

Os seguranças intervieram rapidamente e colocaram uma substituta. Eles teriam comprado uma nova banana de um vendedor de rua.

Cattelan disse à época que havia ficado desapontado com o fato de o visitante faminto ter consumido apenas a banana e não a fita adesiva. O museu, que é uma filial do famoso Centro Pompidou, de Paris, não entrou com uma ação judicial sobre o incidente.

Desta vez, porém, os chefes decidiram apresentar uma queixa-crime porque o culpado permanece desconhecido e "não há possibilidade de diálogo".

A obra foi apresentada ao público pela primeira vez em 2019, durante exposição em Miami (Flórida, EUA). Nessa exposição, o artista performático David Datuna ganhou os holofotes por comer a banana, dizendo que estava com "fome".

Em 2024, o bilionário chinês da criptomoedas Justin Sun comprou uma versão da obra por US$ 5,2 milhões (R$ 26 milhões) e comeu a banana.