Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Setembro de 2025

Menu

Aniversário da concessão

O que mudou em 11 anos de Águas de Sinop?

Empresa lista obras na rede, investimentos e projetos sociais nesses 11 anos de concessão

Polícia | 18 de Setembro de 2025 as 16h 31min
Fonte: Redação com Assessoria

Foto: Divulgação

Em setembro de 2014 a Águas de Sinop assumiu os serviços de água e esgoto no município, até então executados pelo setor público. Nesse aniversário de 11 anos da concessão dos serviços, a empresa lista suas principais ações no período e pontua o que mudou com o novo modelo de gestão do saneamento básico.

Entre os destaques mais recentes está a ampliação da rede de esgoto, que vai beneficiar mais de 44 mil pessoas com a implantação de 10 mil novas ligações domiciliares em bairros como Jardim Itália III, Boa Esperança, Jardim Araguaia, Imperial, Novo Horizonte e São Paulo II. Com essas obras, a cobertura do esgotamento sanitário no município avança para 40% ainda em 2025, promete a concessionária.

No bairro Florença está em andamento a execução de 36 km de redes coletoras, linhas de recalque e interceptores, tubulações responsáveis por receber e transportar o esgoto para a estação de tratamento. Até o momento, já foram concluídos 13 dos 17,5 km previstos para este ano, beneficiando diretamente cerca de 5,3 mil moradores.

Outro investimento importante é a construção do interceptor Teles Pires: uma tubulação de quase 13 km, que vai transportar o esgoto até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, que está em fase de implantação.

Eduardo Lana, diretor-presidente da Águas de Sinop, explica que as melhorias vão além de estruturas. “Estamos avançando em Sinop com responsabilidade e planejamento. Sabemos que a quantidade de obras que estamos realizando na cidade geram transtorno para a população e pedimos desculpas por isso. Estamos trabalhando para reduzir este impacto com a lavagem de ruas e aumento da sinalização. Além disso o transtorno é temporário, porém o benefício será para sempre”.

Além do ponto físico de atendimento e canais digitais, a concessionário passou a disponibilizar um ponto no Ganha Tempo, priorizando a agilidade e qualidade no atendimento.

Águas de Sinop também buscou se aproximar da comunidade local. O projeto “Águas na Comunidade”, em parceria com a gestão municipal, leva serviços gratuitos para bairros da cidade. O programa “De Olho no Óleo” promove educação ambiental e oficina de sabão com óleo usado no Residencial Nico Baracat, além de conscientizar os moradores sobre o uso correto da rede de esgoto e o descarte adequado do resíduo. O Programa Saúde Nota 10 tem levado o saneamento básico para dentro das escolas. E o Afluentes vem mantendo diálogo constante e permanente com os líderes comunitários e stakeholders da região.

Alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, a concessionária se compromete com a missão de ser uma parceira estratégica no desenvolvimento sustentável de Sinop.