Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 13 de Outubro de 2025

Menu

Em MG

Mulher que comeu 'falsa couve' morre após seis dias de internação

Ela estava hospitalizada na Santa Casa de Patrocínio desde o dia 8 de outubro

Polícia | 14 de Outubro de 2025 as 08h 20min
Fonte: O tempo

Morreu nesta segunda-feira (13/10) Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, que estava internada com suspeita de intoxicação alimentar após consumir a planta Nicotiana glauca, uma espécie tóxica conhecida popularmente como "falsa couve". A mulher ficou hospitalizada na Santa Casa de Patrocínio, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, desde o dia 8 de outubro.

Após ingerir a "falsa couve", Claviana apresentou sintomas, como dormência nas pernas, dificuldade para respirar, mal-estar e visão embaçada. O quadro clínico se agravou após ela sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Outras vítimas

Além da mulher, três homens — com idades entre 60 e 67 anos — também deram entrada em unidades de saúde com suspeita de intoxicação. Uma criança de 1 ano e 6 meses, que estava com as vítimas, também foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), contudo, não chegou a consumir a planta.

A família havia se mudado recentemente para a chácara e acreditava que a planta era couve devido à semelhança com o vegetal. Os moradores refogaram a planta, que também é conhecida como "charuteira" ou "couve-do-mato", e a serviram no almoço.

Até a publicação desta reportagem, não havia sido divulgado o local, dia e horário do sepultamento da mulher.