Tentativa de feminicídio
MP recorre ao STJ contra decisão que anulou condenação de advogado acusado de tentar matar a namorada em Cuiabá
MP tenta reverter decisão do TJMT que desclassificou o crime de tentativa de feminicídio para lesão corporal
Polícia | 03 de Dezembro de 2025 as 10h 00min
Fonte: REPÓRTER MT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão que anulou o julgamento do advogado Nauder Junior Alves Andrade, acusado de tentar matar a ex-namorada depois que ela se recusou a manter relação sexual com ele por estar sob efeito de drogas.
Conforme apurado pela reportagem, o Núcleo de Apoio para Interposição de Recursos aos Tribunais Superiores do MP deve protocolar o pedido ainda nesta semana.
Em julgamento realizado em 30 de junho, o advogado havia sido condenado a 10 anos de cadeia, em consonância com a tese do Ministério Público que apontou que o crime foi cometido por motivo fútil, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, em razão da condição de sexo feminino e envolvendo violência doméstica e familiar.
Nauder foi solto mediante a instalação de tornozeleira eletrônica, na semana passada, depois que a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) entendeu que ele não tentou matar a namorada, contrariando o entendimento do Ministério Público e dos jurados que participaram do Tribunal do Júri.
Conforme o desembargador Wesley Sanchez Lacerda, que relatou o recurso do advogado na turma, não houve tentativa de feminicídio, mas lesão corporal. O que sustentou a mudança no tipo penal foi o fato de a vítima, durante a sessão do Tribunal do Júri, ter afirmado que conseguiu fugir porque o advogado parou com as agressões de forma espontânea.
O entendimento do magistrado foi de que, se ele cessou as agressões, não havia intenção de matar a vítima.
"Dessa forma, os fundamentos fáticos do quarto quesito — de que a não consumação do homicídio decorreu de fatores alheios à vontade do apelante (esquiva da vítima ao ataque do apelante, fuga e posterior socorro) — não encontram respaldo em nenhum elemento concreto dos autos, razão pela qual o veredicto, nessa parte, mostra-se claramente contrário à prova produzida", afirmou o desembargador em trecho do seu voto.
O crime ocorreu em 26 de agosto de 2023, em um condomínio na Morada do Ouro, em Cuiabá. Diante da negativa da companheira de fazer sexo, Nauder passou a agredi-la com socos, chutes, uma barra de ferro e uma porta.
Em determinado momento, a mulher conseguiu fugir e pedir socorro na guarita do condomínio. Após o crime, Nauder se internou em uma clínica de reabilitação, onde acabou preso.
Enquanto esteve preso em uma sala de Estado-Maior da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, Nauder se envolveu em uma tentativa de fuga. O caso foi registrado no último dia 5 de novembro. Outros cinco presos participaram do plano, que fracassou após ação rápida da Polícia Penal.
Dados de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso já registrou 51 feminicídios em 2024, conforme os números do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso. É o maior número de mortes de mulheres dos últimos cinco anos da série histórica, que teve início em 2019.
De acordo com o Governo do Estado, ao longo do ano foram concedidas mais de 16 mil medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica. Destas, sete foram mortas.
Notícias dos Poderes
Segundo presídio em MT é interditado em menos de um mês por superlotação e condições insalubres
O presídio de Juína opera com superlotação de 184%. A unidade conta atualmente com 302 presos tendo capacidade para apenas 164
03 de Dezembro de 2025 as 09h53Homem que tentou matar ex-mulher com facada no pescoço é condenado a 14 anos de prisão
03 de Dezembro de 2025 as 08h45Mãe esfaqueia filho de apenas 3 anos por 16 vezes e diz que agiu por ''vingança'' após briga em família
Mulher de 26 anos também asfixiou a criança, alegando ter tido desentendimento com a cunhada antes de cometer o crime
02 de Dezembro de 2025 as 19h02Mãe joga filha de 7 anos do 10º andar e se mata em seguida em BH
Adolescente que presenciou o ato acionou a polícia; autoridades investigam o que levou à tragédia.
02 de Dezembro de 2025 as 18h50MPE sinaliza acordo e TJ suspende ação contra juiz aposentado
Wendell Karielli Guedes Simplício é réu pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa
02 de Dezembro de 2025 as 16h54Polícia faz apreensão em loja de suplementos; delegado cita contrabando
Enfermeiro e dono de loja vendiam medicamentos em Rosário Oeste e foram presos em flagrante nesta terça
02 de Dezembro de 2025 as 17h51Polícia Civil prende homem suspeito de estuprar criança de quatro anos de idade em Sinop
Conforme relato da mãe, a filha teria ficado sob a guarda de um vizinho, para que ela pudesse visitar o companheiro na cadeia
02 de Dezembro de 2025 as 15h13Operação integrada cumpre bloqueio de R$ 33 milhões de empresa investigada por fraude fiscal
Ação busca assegurar que o patrimônio permaneça disponível para futura reparação do dano causado pelas fraudes
02 de Dezembro de 2025 as 11h51