Informação falsa
Mega-Sena: homem inventa que vizinha ganhou prêmio de R$ 127 milhões, e família da vítima sofre ameaças
Informação falsa foi compartilhada em Matozinhos, cidade do vencedor do prêmio do último sorteio
Polícia | 24 de Junho de 2025 as 18h 16min
Fonte: Redação G1-MT

Uma família virou alvo de ameaças em Matozinhos, cidade da Grande BH onde um morador ganhou R$ 127 milhões na Mega-Sena do último sábado (21), depois que um vizinho compartilhou o boato de que uma idosa levou o prêmio. Segundo o homem, a intenção dele ao compartilhar a mentira era fazer um "experimento social" para testar a repercussão de uma informação falsa (leia mais abaixo).
A mensagem do vizinho foi divulgada nas redes sociais no mesmo dia do sorteio e afirmava que a ganhadora seria uma moradora do bairro Estação, de 60 anos. Depois que o rumor viralizou no município, familiares passaram a receber telefonemas de desconhecidos e perceberam uma movimentação perto de casa.
A família não chegou a registrar boletim de ocorrência, mas a Polícia Civil informou que já está ciente do caso e que aguarda que seja feito BO para iniciar uma eventual investigação.
"Tem pessoas estranhas olhando para cá. Estão ligando para o meu sobrinho e ameaçando nos sequestrar se não transferirmos esse dinheiro que a gente nem ganhou", disse a mulher, que pediu para não ser identificada.
A vítima conversou com o g1 na tarde desta terça-feira, horas após a Caixa Econômica Federal confirmar que o vencedor se apresentou para retirar o prêmio. A idosa disse que, de fato, apostou na Mega-Sena, mas de forma on-line. Segundo a Caixa, a aposta vencedora foi feita presencialmente.
"A gente não está tendo sossego para nada. Tem muita gente pedindo dinheiro, pedindo carro, pedindo minha hamburgueria. Nem meus melhores amigos estão acreditando que é mentira", relatou.
Vizinho diz que quis testar 'experimento social'
O homem apontado como criador do boato, de 33 anos, é vizinho e amigo da família da idosa. Ele disse que fez um "experimento social" para mostrar a inocência das pessoas e os cuidados que devem ser tomados com a internet.
"Não foi nada na maldade. Eu fiz a brincadeira e no mesmo instante comuniquei à família que eu ia falar que ela ganhou. Mandei em um único grupo, uma única vez", reforçou.
O homem também disse que a cidade é pequena e, por conta disso, a informação falsa se espalhou rapidamente entre os moradores, que, segundo ele, aumentaram a mentira.
"Eu só disse que ela tinha ganhado, mas outras pessoas começaram a inventar que viram ela gritando na rua, na UPA, até no aeroporto... E aí começou a ficar mais pesado, com gente pedindo dinheiro, pedindo carro", contou o vizinho.
Notícias dos Poderes
STJ aponta 'periculosidade' e nega liberdade a empresária de MT
Julinere Goulart está presa desde 9 de maio; ela e seu marido são apontados como mandantes do crime
10 de Setembro de 2025 as 07h50Técnico de enfermagem é preso por importunação sexual contra paciente que retirava pontos após parto em MT
Segundo a polícia, o pai da vítima também foi agredido pelo profissional
10 de Setembro de 2025 as 08h05Bandido que estuprou e matou mulher na UFMT diz que sexo foi permitido; laudo desmente assassino
As declarações entram em choque com as provas levantadas pela investigação
09 de Setembro de 2025 as 16h50Avião com cocaína cai em MT e piloto sai correndo por fazenda
09 de Setembro de 2025 as 18h47TJ solta pai e filha acusados de homicídio de advogado em MT
José Antônio da Silva foi morto em junho deste ano; Alessandro e Giovanna Vageti foram presos em julho
10 de Setembro de 2025 as 07h45STF manda prender empresária mato-grossense que participou do 8 de abril
Toda participação da empresária foi gravada e postada em sua rede social. No vídeo, uma amiga de Jorgeleia, Jacqueline Aparecida de Oliveira, também participa
09 de Setembro de 2025 as 14h57