Educação
MEC aprova nova faculdade de Medicina em Sinop
Instituição privada pretende realizar vestibular já em dezembro
Polícia | 28 de Outubro de 2025 as 16h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (28), a portaria SERES/MEC Nº 778, que autoriza a implantação de um curso superior de Medicina no município de Sinop. A permissão é para que a Faciso oferte 60 vagas anuais para a graduação. Mas quem é essa Faciso?
Há pelo menos dois anos, quem anda por Sinop vê na fachada do antigo prédio que já abrigou a Facem, a Unic e a Faculdade Anhanguera um letreiro grande com a marca da Faciso. O nome é um acrônimo de Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Oswaldo Fortini. Já o Dr. Oswaldo é o pai de Hélcio Levindo Coelho Neto, médico de formação, empresário no ramo de educação de profissionais da saúde desde 2011 e diretor dessa nova instituição de ensino. O nome da instituição foi uma homenagem em vida ao pai.
Burocraticamente, a Faciso é mantida pela empresa Tertius, um instituto de consultoria e cursos em Saúde com sede em Campinas (SP). Hélcio é sócio da Tertius, assim como a Curem Participações – sua empresa de capacitação na área da saúde.
Hélcio falou com o GC Notícias na tarde desta terça-feira. O diretor da Faciso disse que tirou a tarde de folga para comemorar a publicação da portaria do MEC. Segundo ele, o ato materializa um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2021. “Quando desenvolvemos esse projeto para a implantação de uma faculdade de Medicina imergimos em Sinop, mergulhamos no sistema de Saúde da região, para entender as realidades, conhecer as estruturas e montar um currículo que fosse factível com a realidade local”, afirmou Hélcio.
O pedido para implantação do curso privado de Medicina foi apresentado ao MEC em 2021. Em abril de 2023 o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizou uma avaliação in-loco e documental. Mediu a estrutura e o projeto proposto pela Faciso. A Instituição quase gabaritou: nota 5 no quesito infraestrutura, 5 no quadro de professores e 4,88 na organização didática e pedagógica. O MEC arredondou para “Conceito 5”, nota máxima para esse tipo de avaliação. “A Faciso nasce de um grupo que tem uma expertise na educação médica e da saúde. São mais de 130 mil médicos capacitados através do nosso grupo, presencialmente, em ações itinerantes que percorreram o Brasil”, revelou Hélcio.
Embora Hélcio e suas empresas tenham essa bagagem da formação de profissionais da saúde, o curso de Sinop será o primeiro do Grupo Tertius. O diretor ressalta que essa experiência poderá ser percebida na qualidade dos laboratórios da instituição e na qualidade das práticas de ensino. “Em nossas formações aplicamos o conceito de ‘simulação médica’, utilizando atores, robôs e equipamentos de última geração em treinamentos que emulam situações reais que serão vivenciadas por esses profissionais da saúde em atendimentos de urgência e emergência”, afiou Hélcio.
Uma das dúvidas que recaem sobre a performance dessa nova instituição de ensino e se ela de fato foi instalada em Sinop ou se a Faciso apenas montou uma “vitrine” para a avaliação do MEC, que passados mais de 3 anos, já teria sido desmontada. Hélcio frisou que a instituição dispõe da estrutura física adequada, que os devidos equipamentos dos laboratórios e materiais pedagógicos estão na cidade e que todo o quadro de profissionais que foi apresentado ao MEC possui um termo de compromisso com a Faciso para se apresentar assim que as aulas começarem. “Realmente não é fácil manter uma operação por mais de dois anos sem ter a certeza da aprovação dos órgãos governamentais. O que fizemos foi minimizar os impactos financeiros nesse período e deixar o projeto em espera, pronto para ser acionado assim que o MEC aprovasse”, sustentou o diretor.
A pretensão é de que o vestibular seja realizado no mês de dezembro. Hélcio revelou que nas próximas semanas estará em Sinop para promover os últimos ajustes e iniciar a divulgação do início das atividades. A meta é realizar a aula inaugural já em janeiro de 2026. Ainda não há uma definição de qual será o valor da mensalidade.
A Faciso funcionará no prédio localizado na Avenida dos Mognos (estrada Nanci), nº 1076.
Furando a barreira

Há uma extensa lista de instituições de ensino superior privada pleiteando a implantação de cursos de Medicina em diferentes Estados do Brasil – recorrendo a processos administrativos e judiciais para conseguir a permissão. A Faciso estava nessa lista. Com sua aprovação, no Mato Grosso ainda restam 5 outros pedidos na relação: dois em Sinop, um para Cuiabá, um em Várzea Grande e um em Barra do Garças.
Muitos processos de implantação de cursos de Medicina tem sido negados pelo MEC. Em comum, essas decisões invocam um critério técnico chamado de “Falta de Relevância Social”. É como se o Governo Federal dissesse que não vai autorizar a iniciativa privada abrir o curso porque não interessa à sociedade.
Nesse bolo de critérios jurídicos e administrativos que determinam o que é e o que não é socialmente relevante, dois estão mais claros. O primeiro diz respeito a lista de regiões de saúde prioritária: cidades que tem a preferência para o programa Mais Médicos, incluindo a abertura de vagas em cursos de Medicina. A segunda é o número de médicos por habitante recomendado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A regra diz que é preciso alcançar 3,73 médicos para cada mil habitantes.
Sinop está fora da lista das regiões prioritárias. E uma decisão em maio desse ano, o MEC apontou que Sinop registrava uma média de 4,24 médicos para cada mil habitantes. Se as regras são essas, como a Faciso conseguiu a aprovação?
Segundo Hélcio, o MEC estava se orientando pela estimativa populacional apurada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) – que estava consideravelmente menor (cerca de 25%), que a registrada pelo IBGE, que é o órgão. A instituição apresentou os recursos jurídicos e administrativos e o MEC reviu os cálculos. “Tudo dentro da lisura, da legalidade e da norma pública”, frisou Hélcio.
Padrinhos políticos

Nesse anúncio do novo curso de Medicina em Sinop, o ex-prefeito do município e ex-deputado federal, Nilson Leitão, reapareceu se anunciando como “líder” nesse projeto. “Já tínhamos a importante conquista do curso de Medicina na Universidade Federal de Sinop, fruto de uma grande mobilização da qual participei com orgulho. E agora, após 4 anos de trabalho técnico e político, atendendo a um convite do Grupo Tertius para liderar o Projeto, alcançamos mais uma vitória”, diz trecho da nota divulgada por Leitão.
Nos bastidores cogitou-se que Leitão seria sócio da Faciso ou pelo menos contratado para dar algum tipo de assessoria política. Hélcio, no entanto, o qualifica como “anjo”. “Gratidão não se compra, não tem preço. Eu sou muito grato ao Nilson. É um anjo que apareceu no nosso caminho”, comentou o diretor da Faciso.
Hélcio conta que conheceu Leitão em 2021 e que chegou a convidá-lo para ser sócio ou então para prestar uma assessoria profissional. Leitão declinou da oferta, mas se colocou à disposição para ajudar a viabilizar o projeto. Recentemente, com seus contatos Leitão conseguiu captar a atenção do senador da República por Mato Grosso, Jayme Campos, que encampou a causa.
No dia 2 de abril o senador conseguiu uma reunião com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, em Brasília, da qual ele e Hélcio participaram. No dia 15 desse outubro, um novo encontro entre o diretor da Faciso, o senador e Leitão, dessa vez no ministério da Educação. Treze dias após essa última agenda, o MEC publicou a portaria.
Notícias dos Poderes
Policiais são confundidos com gogoboys em 'despedida de solteira' no interior de Mato Grosso
Vizinhos acionaram a Polícia Militar por causa do som alto e da gritaria na casa onde ocorria a festa, mas os militares foram confundidos quando chegaram
28 de Outubro de 2025 as 19h35Inmet alerta para tempo instável em Cuiabá; público do Guns N’ Roses deve se prevenir
Temperaturas amenas, pancadas de chuva e ventos fortes marcam a previsão para a semana em Mato Grosso
29 de Outubro de 2025 as 05h25CDL Sinop homenageia os 65 anos da CNDL com entrega Troféu Chama da Fortuna especial
28 de Outubro de 2025 as 17h18Ministro encerra disputa judicial de 27 anos ao firmar acordo e quitar dívida de R$ 180 mil
28 de Outubro de 2025 as 16h36Assembleia Legislativa lança o primeiro Prêmio ALMT de Jornalismo
Premiação celebra os 190 anos da Casa e valoriza o papel da imprensa na divulgação das ações do Legislativo.
28 de Outubro de 2025 as 16h30