Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 21 de Maio de 2025

Menu

Vítimas de 2024 e 2025

Mais de 50 mudas plantadas em homenagem a vítimas de feminicídio em MT são arrancadas

Árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.

Polícia | 20 de Maio de 2025 as 18h 32min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Divulgação

Mudas de ipês roxos plantadas em uma ação do Ministério Público do Estado em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso foram arrancadas após um desencontro de informações sobre a posse do terreno. As 53 árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.

Inicialmente, segundo o MP, a prefeitura afirmou que o terreno em questão pertencia ao município e que havia planos de incorporá-lo ao parque. Por isso, à época, pediu que as mudas fossem plantadas naquela área. No entanto, o verdadeiro proprietário apareceu e realizou a retirada das plantas com autorização da própria prefeitura, de acordo o Ministério Público. No lugar das plantas, deve ser contruída uma calçada.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que as mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular.

"Todas as mudas estão cuidadosamente guardadas no Horto Florestal Tote Garcia e serão replantadas em breve em outro espaço, com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que é autor da homenagem prestada à época, simbolizando as vítimas de feminicídio", diz a nota.

Ainda segundo o Ministério Público, a promotora responsável pelo projeto 'Em Memória Delas' informou que deverá representar judicialmente contra os envolvidos na ação, incluindo a gestão municipal.

O MP disse ainda que recolheu as mudas arrancadas e as levará para uma área localizada na Avenida João de Barro. O novo local possui cerca de 1.300 metros, tamanho suficiente para acomodar o plantio.

"Ressaltamos que a prefeitura autorizou a retirada das mudas, e o Ministério Público está adotando as providências cabíveis para apurar os fatos e eventuais responsabilidades. Diante da situação, as mudas de Ipê-Roxo foram recolhidas e estão sendo armazenadas no Horto Florestal até que um novo local seja definido", disse o MP, em nota.