'Operação Salmonidae'
Justiça revoga prisão de 15 investigados em esquemas de sonegação fiscal em MT
Segundo investigações, empresas de fachada eram usadas para venda de salmão, frutos do mar e peixes com valores abaixo do mercado
Polícia | 05 de Julho de 2023 as 11h 16min
Fonte: Redação G1-MT

A Justiça revogou a prisão dos 15 investigados da "Operação Salmonidae" suspeitos de envolvimento em um esquema de sonegação fiscal no comércio de pescado em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. De acordo com as investigações, as empresas de fachada eram usadas para venda de salmão, frutos do mar e peixes com valores abaixo do mercado. A decisão foi divulgada nessa terça-feira (3).
A Polícia Civil realizou a operação, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), no dia 30 de junho, e cumpriu 135 ordens judiciais, entre prisões, buscas, bloqueio de contas bancárias, sequestro de bens móveis, imóveis e imposição de medidas cautelares.
Conforme decisão da Justiça, apenas uma prisão domiciliar foi concedida à contadora do esquema. O casal de empresários que liderava o comércio de pescados irregulares segue foragido.
Dados da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso apontaram que a quadrilha movimentou R$ 120 milhões em mercadorias, deixando de recolher aos cofres públicos R$ 20 milhões em impostos.
Operação
Grupo sonegava impostos na comercialização de pescado — Foto: Polícia Civil
A investigação identificou que o grupo era composto por três núcleos: administrativo e financeiro; contábil e o terceiro composto por pessoas proprietárias das empresas de fachada. Além disso, contavam com facilidades para confeccionar procurações em cartório e tentavam cooptar funcionários para dar continuidade ao esquema.
Segundo a Polícia Civil, o esquema, investigado há pouco mais de um ano, demonstrou que a organização vinha, repetidamente, sonegando impostos e utilizando empresas de fachada. Inclusive, atuava com a criação de pessoas fictícias, com procurações outorgadas aos responsáveis pelo esquema para a compra de mercadorias nas regiões Sul e Sudeste, que eram revendidas pela beneficiária do esquema criminoso, procurando dar aparência de legalidade à fraude.
Notícias dos Poderes
Reeducando tenta fugir de hospital em Sinop e acaba baleado
O reeducando foi baleado e socorrido pela equipe de escolta. Ele segue internado e passará por cirurgia
07 de Dezembro de 2023 as 13h36Motorista de aplicativo de Cuiabá é libertado após ser mantido refém por criminosos na fronteira com a Bolívia
Motorista de aplicativo foi contratado por um casal de Várzea Grande para fazer uma corrida até Cáceres na terça-feira e desde então, estava desparecido
07 de Dezembro de 2023 as 13h33Caminhoneiro é executado com tiros na cabeça em cima de ponte
Caso está sendo investigado pela Polícia Civil
07 de Dezembro de 2023 as 07h45Sinop: Criminosos são presos em flagrante após roubo em empresa
Dinheiro e motocicleta foram recuperados
06 de Dezembro de 2023 as 17h32Engenheiros, empresários, servidores e advogada são alvos da PF em operação contra grilagem
06 de Dezembro de 2023 as 08h32Laudo desmente versão de assassino sobre estupro de menor
Material genético de Gilberto Rodrigues dos Anjos foi encontrado na menor de 13 anos
06 de Dezembro de 2023 as 06h52Homem morre em confronto com o Bope ao reagir a abordagem em Sorriso
Durante a fuga eles teriam atirado contra a equipe, que revidou ao ataque
05 de Dezembro de 2023 as 11h45Corpo é localizado aos fundos de bairro em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
03 de Dezembro de 2023 as 12h45