Denunciação caluniosa
Justiça de MT envia ao STJ processo contra ex-governador na 'Grampolândia Pantaneira'
Polícia | 20 de Maio de 2025 as 18h 29min
Fonte: O documento

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou o envio ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da ação penal contra o ex-governador Pedro Taques, acusado de denunciação caluniosa contra o promotor de Justiça Mauro Zaque.
O caso está relacionado ao escândalo de escutas ilegais conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20).
Segundo o magistrado, como os fatos atribuídos a Taques ocorreram durante seu mandato e em razão das funções do cargo, o caso deve ser julgado pelo STJ, conforme entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre foro privilegiado.
“Ante o exposto, com fundamento na tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal em relação ao foro por prerrogativa de função, remetam-se os autos ao Superior Tribunal de Justiça, possibilitando a análise sobre a sua competência para processar e julgar a presente ação penal”, decidiu o juiz.
Além da denunciação caluniosa, o Ministério Público Estadual (MPE) também havia denunciado Taques por embaraço à investigação, mas essa parte da acusação foi rejeitada. A Justiça também declarou extinta a punibilidade do crime de prevaricação por prescrição.
O MPE recorreu da rejeição parcial da denúncia. Porém, antes de analisar o recurso e avaliar um eventual Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), o juiz reconheceu sua incompetência para julgar o caso.
O caso
Pedro Taques acusou Mauro Zaque de fraudar a numeração de um documento no Protocolo Geral do Estado relacionado a uma denúncia sobre interceptações telefônicas ilegais. À época, Zaque era secretário de Segurança Pública na gestão Taques e foi o responsável por denunciar o suposto esquema de escutas clandestinas.
O Ministério Público investigou a acusação feita por Taques, mas concluiu, com base em depoimentos e laudo da Controladoria-Geral do Estado, que não houve qualquer irregularidade por parte de Zaque. O procedimento foi arquivado pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), então coordenado pelo promotor de Justiça Antonio Sérgio Cordeiro Piedade.
Notícias dos Poderes
Lobista de MT preso por corrupção contrata novo advogado: 'não há delação'
Informações de celular de advogado morto em MT deu início às investigações
21 de Maio de 2025 as 12h48Vereador que agrediu médica é proibido de entrar em unidades de saúde após surto no PS
21 de Maio de 2025 as 12h04Após mãe capotar carro, menina de seis anos é atropelada por motorista embriagado e morre
21 de Maio de 2025 as 12h02Cuiabá sedia simpósio inédito com especialistas em marketing na saúde
21 de Maio de 2025 as 11h47Divina Fest terá música eletrônica com DJ Moisés
21 de Maio de 2025 as 11h43Justiça de Mato Grosso realiza mutirão em parceria com a Energisa
21 de Maio de 2025 as 09h55Documentário com direção do cineasta Ricardo Ramos revela a vida e a missão de Padre Fernando Góis, o ‘Padre Pé de Chinelo’
21 de Maio de 2025 as 09h54Justiça condena autor da morte de servidor do Detran após 15 horas de julgamento
Júri durou mais de 15 horas e terminou na madrugada desta quarta (21); crime causou comoção e mobilizou servidores do Departamento de Trânsito em todo o estado
21 de Maio de 2025 as 09h44