Mato Grosso
Justiça anula interceptações telefônicas e todos os demais atos da Operação Jurupari
Polícia | 12 de Dezembro de 2025 as 07h 03min
Fonte: O documento

A Operação Jurupari, deflagrada para apurar supostos crimes de corrupção e fraudes envolvendo agentes públicos e particulares em Mato Grosso, ganhou novo capítulo com a decisão judicial que declarou nulas as interceptações telefônicas realizadas no curso das investigações.
A defesa do servidor Ademir Ribeiro, representada pelo advogado Valber Melo, sustentou que as escutas foram autorizadas por juízo absolutamente incompetente – a Justiça Federal –, quando, na realidade, os fatos seriam de competência da justiça estadual.
Na resposta acusação, o advogado Valber Melo sustentou a nulidade das interceptações telefônicas e de todas as provas delas decorrentes, ao argumento de que foram autorizadas por juízo absolutamente incompetente (Justiça Federal).
Ao chegar o caso na justiça estadual, o juiz ambiental Emerson Cajango, da Vara Ambiental, acatou os argumentos da defesa e anulou a interceptação telefônica e todos os atos dela decorrentes. “A autorização para interceptação telefônica, por se tratar de medida que restringe garantia fundamental, exige estrita observância das regras de competência constitucional. Nesse contexto, a teoria do juízo aparente, invocada pelo Ministério Público, não se aplica ao caso, pois a incompetência da Justiça Federal era manifesta desde o início da investigação, que não apontava de forma concreta e inequívoca lesão a bens, serviços ou interesses da União. A nulidade do recebimento da denúncia pelo mesmo fundamento, já declarada anteriormente, reforça a imprestabilidade dos atos decisórios proferidos pelo juízo incompetente”.
Em decorrência da nulidade da interceptação, todos os demais atos restaram nulos pela teoria do fruto da árvore envenenada. “Portanto, a prova obtida por meio das interceptações telefônicas é ilícita, assim como todas as que dela diretamente derivaram, em aplicação da teoria dos frutos da árvore envenenada (fruits of the poisonous tree), nos termos do art. 157 do Código de Processo Penal”.
Notícias dos Poderes
Menino de 9 anos sofre estupro coletivo dentro de escola em Cuiabá
11 de Dezembro de 2025 as 17h22Homem fugindo da polícia se disfarça de estátua em presépio natalino
Intruso, um ganês de 38 anos, foi descoberto pelo prefeito de Galatone (Itália)
12 de Dezembro de 2025 as 07h20ChatGPT é acusado de ser cúmplice em assassinato nos EUA
Convencido por chatbot de IA de que 'a mãe tramava contra ele', ex-executivo mata a idosa de 83 anos
12 de Dezembro de 2025 as 07h15TJ nega pedido para que padre volte a trabalhar fora da cadeia
Nelson Koch, que atuava em Sorriso, está cumprindo sentença no Centro de Ressocialização da cidade
11 de Dezembro de 2025 as 15h30Bandido invade casa e leva R$ 140 mil, cheques, joias e caminhonete em Sinop; Polícia recupera
Suspeito armado invadiu a residência exigindo dinheiro e joias; ele fugiu após ser abordado pela PM
11 de Dezembro de 2025 as 14h55Homem mata mulher e envia vídeo do corpo para a ex em MT
O crime ocorreu em Cotriguaçu, na manhã desta quinta-feira; acusado foi preso e confessou feminicídio
11 de Dezembro de 2025 as 11h00Adolescente desaparecido em Nova Mutum é localizado e retorna em segurança para a família
Jovem de 15 anos havia saído da escola na terça-feira (09) e não retornou para casa.
11 de Dezembro de 2025 as 08h38Polícia Civil apreende aproximadamente meia tonelada de maconha em VG
A ação realizada pelas equipes da GCCO e Draco, e resultou também na prisão em flagrante de um suspeito
11 de Dezembro de 2025 as 08h30