Em Sorriso
Julgamento de chacina de mãe e filhas tem acesso restrito e réu participando por videochamada
Polícia | 07 de Agosto de 2025 as 11h 03min
Fonte: O documento

Começou na manhã desta quinta-feira (7), no Plenário do Fórum da Comarca de Sorriso, o Tribunal do Júri do réu Gilberto Rodrigues dos Anjos, acusado dos crimes de estupro, estupro de vulnerável e feminicídio, cometidos contra Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e suas filhas Miliane Calvi Cardoso, de 19, Manuela Calvi Cardoso, de 13, e Melissa Calvi Cardoso, em 10, em novembro de 2023.
O juiz Rafael Deprá Panichella, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, preside a sessão.
Por se tratar de processo que tramita em segredo de justiça (por envolver vítimas menores de idade), o acesso ao plenário é restrito às pessoas que trabalham diretamente com o caso, testemunhas, familiares das vítimas (previamente cadastrados), autoridades e alguns representantes da imprensa, mas com restrições de gravação de áudio e vídeo.
O rito do Júri determina que em caso de homicídio consumado, as testemunhas de acusação são ouvidas primeiramente e, depois, as de defesa. Após essa fase, o réu é interrogado, e os jurados podem fazer perguntas (sempre por meio do juiz). Em seguida, acontecem os debates entre acusação e defesa. É concedida uma hora para a réplica da acusação e outra para a tréplica da defesa.
O interrogatório do réu se dará por videoconferência, direto da sala passiva da unidade prisional em que se encontra, a pedido da defesa. Vale lembrar que o Código do Processo Penal prevê isso por considerar que o interrogatório uma peça de defesa e que o réu pode se recusar a comparecer ao julgamento.

O caso - O crime aconteceu na madrugada de sexta (24) para sábado (25) de novembro de 2023, quando Gilberto Rodrigues dos Anjos, conforme já confessado, invadiu a casa das vítimas e cometeu os crimes. Os corpos foram encontrados somente na manhã do dia 27 de novembro de 2023, com diversos ferimentos no corpo e sinais de violência sexual, com exceção da menor de 10 anos.
Na época dos fatos, o réu trabalhava e morava em uma obra ao lado da residência das vítimas. O esposo e pai das vítimas viajava a trabalho, naquela ocasião.
Gilberto Rodrigues dos Anjos foi preso pela Polícia Civil de Sorriso logo após os corpos terem sido descobertos, tendo confessado os crimes em depoimento.
Notícias dos Poderes
Bebê morre em hospital e polícia investiga possível caso de asfixia em Barra do Garças
07 de Agosto de 2025 as 13h18Pedido de 'dipirona' ao 190 ajuda mulher a escapar de agressor
Durante a chamada ao 190, a vítima pediu uma
07 de Agosto de 2025 as 07h52Escrivão da Polícia Civil é encontrado morto dentro de viatura em área rural de Brasnorte
07 de Agosto de 2025 as 08h49Pescadores encontram corpo masculino enroscado em galhada na margem de rio
07 de Agosto de 2025 as 08h30Pai e filho vão a júri por feminicídio de adolescente de 16 anos encontrada em poço em Cuiabá
07 de Agosto de 2025 as 07h41Juiz: presidente do MDB de Brasnorte era ligado a megatraficante
Alessandro Rogério de Aguiar foi preso na terça-feira em operação da Polícia Federal
07 de Agosto de 2025 as 07h15Solto pela Justiça após prisão por estupro, idoso foi executado por dívida com facção
Ele foi preso acusado de estupro contra duas irmãs, de 12 e 8 anos de idade, e morto no dia seguinte a sua soltura
06 de Agosto de 2025 as 16h18