Acusado de corrupção
Juiz recebe denúncia contra policial penal e mantém afastamento
Na mesma decisão, magistrado arquivou processo em relação a Winkler de Freitas Teles e outros dois
Polícia | 01 de Julho de 2025 as 15h 17min
Fonte: Mídia News

A Justiça de Mato Grosso recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o policial penal Luiz Otávio Natalino, investigado na Operação Ragnatela, por crimes de corrupção passiva e tráfico de influência.
A decisão é assinada pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, e foi publicada nesta terça-feira (1).
O magistrado também determinou a manutenção do afastamento do servidor de suas funções operacionais no sistema penitenciário.
Conforme a acusação, Luiz Otávio teria se valido de sua posição funcional e do acesso privilegiado ao sistema prisional para negociar a entrada de objetos ilícitos e vender suposta influência sobre seus superiores hierárquicos.
Ao receber a denúncia, o juiz considerou que a peça acusatória está amparada por indícios suficientes de autoria e materialidade, autorizando o prosseguimento da ação penal.
O magistrado manteve a suspensão do exercício da função pública por entender que a permanência do réu no cargo representa risco de reiteração criminosa e ameaça à ordem pública.
“A gravidade da conduta supostamente praticada é acentuada, pois atenta contra a própria credibilidade, moralidade e segurança da administração penitenciária, colocando em xeque a autoridade do Estado dentro de seus estabelecimentos prisionais”, pontuou o juiz.
Arquivamento
Na mesma decisão, o juiz determinou o arquivamento do processo em relação ao ex-diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Winkler de Freitas Teles, e aos investigados Paulo Winter Farias Paelo, conhecido como “WT”, e Jonas Souza Gonçalves Junior, por ausência de provas mínimas que indicassem envolvimento nos crimes apurados.
De acordo com o relatório final da autoridade policial, Luiz Otávio teria utilizado indevidamente o nome do então diretor do CRC, identificado nas mensagens como “INCRA CRC”, para simular um pedido de permuta de presos entre unidades prisionais, com o objetivo de obter vantagem indevida junto a Willian Aparecido da Costa Pereira, conhecido como Gordão.
No entanto, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária informou que não há qualquer registro formal do protocolo mencionado nas mensagens, tampouco houve a efetivação da transferência dos presos, o que demonstra a inexistência de lastro documental que comprove a suposta operação.
O juiz também indeferiu o pedido de desmembramento do inquérito feito pelo Ministério Público em relação a Willian Aparecido, suspeito de oferecer vantagem indevida a Luiz Otávio Natalino. Para o magistrado, os fatos atribuídos a ambos estão diretamente conectados, o que impossibilita a separação do processo, que seguirá tramitando de forma unificada.
A operação
A Operação Ragnatela foi deflagrada em junho do ano passado pela FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso.
A ação descobriu que integrantes da maior facção criminosa de Mato Grosso teriam montado um esquema de lavagem de dinheiro por meio de shows com artistas nacionais. a Justiça determinou a prisão de oito deles.
Notícias dos Poderes
Justiça manda soltar biomédico acusado de fraudar exames em MT
Biomédico, ígor Phelipe Gardes Ferraz, usará tornozeleira após suspeita de falsificação de exames
04 de Setembro de 2025 as 09h46Casal é assassinado a tiros dentro de bar em Peixoto de Azevedo
04 de Setembro de 2025 as 09h42Operação descobre golpe de R$1 bilhão com criptomoedas envolvendo empresários chineses no Brasil
Grupo criminoso liderado por chineses levava pessoas a investirem em plataforma falsa. Empresa envolvida chegou a movimentar mais de R$1 bilhão em 2024
04 de Setembro de 2025 as 08h15Professor do IF é preso em sala de aula por assediar alunas
04 de Setembro de 2025 as 08h10Idosa tenta matar nora com golpe de facão após discussão em casa
03 de Setembro de 2025 as 19h45Idoso com Alzheimer é encontrado morto após cinco dias desaparecido
04 de Setembro de 2025 as 07h44Criminoso é condenado por abusar da filha adolescente durante 3 anos e provocar aborto
03 de Setembro de 2025 as 16h39PF e polícia irlandesa miram suspeito de tráfico humano em MT
Ação cumpre mandado de busca e apreensão em Cuiabá; Na Irlanda, estão sendo cumpridas três prisões
03 de Setembro de 2025 as 09h42