Golpes de pé de cabra
Juiz mantém prisão de homem que matou a mãe e determina exame de sanidade mental
Polícia | 12 de Novembro de 2025 as 14h 10min
Fonte: O documento

O juiz Luiz Guilherme Carvalho Guimarães decidiu manter preso preventivamente Marion Martins Vincensi, acusado de assassinar a própria mãe, Dione Martins Vincensi, de 71 anos, com golpes de pé de cabra na cabeça. O crime ocorreu na segunda-feira (10), dentro da casa da idosa, em Sapezal (a 480 km de Cuiabá). Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Durante o interrogatório, Marion — que é portador de esquizofrenia e transtorno bipolar — afirmou à Polícia que um homem desconhecido, usando camisa azul e capacete verde, teria invadido a residência e atacado sua mãe. Segundo ele, houve uma luta corporal antes de o suposto agressor fugir de moto. No entanto, o suspeito não soube descrever o veículo nem as características físicas do homem.
A versão levantou desconfiança dos policiais, já que a casa não apresentava sinais de arrombamento e o portão estava fechado. Familiares que estavam no local relataram que Marion frequentemente deixava de tomar os medicamentos prescritos para o tratamento psiquiátrico. Diante das contradições, ele acabou preso em flagrante.
Na audiência de custódia, realizada no mesmo dia, o magistrado converteu a prisão em preventiva. A defesa pediu que o acusado fosse considerado inimputável, alegando que ele sofre de transtornos mentais graves e já possui laudo médico e histórico de surtos psicóticos, com registros de internações anteriores. O pedido incluía a substituição da prisão por tratamento em hospital psiquiátrico.
Ao analisar o caso, o juiz considerou prematuro declarar a inimputabilidade de Marion neste estágio do processo. “A documentação apresentada, ainda que indique a possibilidade de transtorno mental, não é conclusiva quanto à inimputabilidade do acusado no momento da prática do crime”, apontou o magistrado.
A decisão determinou a instauração de um incidente de sanidade mental para avaliar as condições psicológicas do réu e solicitou à Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária a busca por vaga em unidade de internação provisória. Até a conclusão do laudo, Marion permanecerá preso.
Notícias dos Poderes
Bebê era obrigado a comer fezes de cachorro e sobrinhos viam sexo: casal é preso por crimes absurdos
12 de Novembro de 2025 as 13h32Engenheiro é alvo de operação policial por oferecer propina a servidores da Sema de Mato Grosso
12 de Novembro de 2025 as 15h00Adolescentes desaparecem após saírem de casa em cidade do MT
Polícia investiga ligação com facção criminosa
12 de Novembro de 2025 as 09h21Advogado sofre atentado em disputa por fazenda; carro blindado o salva em MT
Criminosos acertaram ao menos seis tiros em veículo.
12 de Novembro de 2025 as 09h17Polícia salva vítima de sequestro e bandido é morto em confronto
Plano era assassinar o rapaz sequestrado.
12 de Novembro de 2025 as 09h15Faccionado reage à abordagem da PM e morre baleado em MT
Criminoso tinha cerca de 15 passagens criminais.
12 de Novembro de 2025 as 09h12Dois homens são mortos a tiros em bar e idoso é preso
Francisco Oliveira, de 49 anos, e Bolivan Lima Silva, de 40, morreram após discussão em bar
11 de Novembro de 2025 as 19h41Polícia recolhe corpo de mulher durante velório em Cuiabá
Exames da Politec devem apontar causa da morte de Francilene; investigação foi instaurada pela DHPP
12 de Novembro de 2025 as 06h13