Operação
Jovem é suspeito de usar plataformas digitais para incentivar a automutilação
Polícia | 16 de Abril de 2025 as 06h 42min
Fonte: PNB Online

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.04), a “Operação Discordância”, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente de 16 anos, em Rondonópolis (distante cerca de 218 km da capital). O menor é suspeito de promover a prática de automutilação entre outros adolescentes, em uma plataforma digital.
A investigação foi realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), a partir de informações compartilhadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que atua no monitoramento constante de ambientes virtuais com potencial risco à integridade de crianças e adolescentes.
O mandado foi expedido pela Vara Especializada da Infância e da Juventude de Rondonópolis, diante de elementos que indicam o uso reiterado de canais de comunicação online para disseminar conteúdos sensíveis e de risco, fomentando práticas autodestrutivas entre menores de idade.
Conduzida pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, a investigação identificou que o adolescente, alvo da ação, já havia sido investigado anteriormente no âmbito da “Operação Mão de Ferro”, deflagrada pela mesma unidade especializada, em 1º de agosto de 2024. Na ocasião, foi cumprido mandado de busca e apreensão pela prática de cyberbullying, induzimento à automutilação e apologia ao nazismo em redes sociais e comunidades virtuais.
Durante a ação desta terça-feira, o telefone celular utilizado pelo adolescente foi apreendido e será submetido à perícia técnica para aprofundamento da investigação, com foco na identificação de demais envolvidos e na preservação de potenciais vítimas. Além disso, todos os perfis em redes sociais do menor foram excluídos por determinação judicial.
Notícias dos Poderes
PM apreende menor e namorado com R$ 4 mil da mãe morta em Colíder
11 de Setembro de 2025 as 21h35MP oferece denúncia contra homem que matou esposa psicóloga em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 08h41Mãe joga água quente no filho de 10 anos; menino acaba internado com queimaduras
12 de Setembro de 2025 as 07h40Homem agride companheira com golpes de espada samurai e é preso em Cuiabá
12 de Setembro de 2025 as 07h30MT intensifica ofensiva contra o narcotráfico internacional em parceria com Rondônia e Acre
12 de Setembro de 2025 as 07h25Servidora é encontrada morta em casa; filha está desaparecida
Samara Aparecida Conceição, de 34 anos, trabalhava como recepcionista em uma UPA de Colíder
11 de Setembro de 2025 as 15h16