'Critérios administrativos'
Jornalista que tirou foto de Moraes fazendo gesto obsceno é demitido
Desligamento de fotógrafo não tem ligação com fato registrado pelo profissional, segundo ex-veículo de jornalista
Polícia | 07 de Agosto de 2025 as 19h 16min
Fonte: CNN Brasil

O jornalista Alex Silva, que tirou a foto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno após sofrer sanções dos Estados Unidos, foi demitido do veículo em que trabalhava.
Alex Silva trabalhava no jornal O Estado de S. Paulo, empresa do Grupo Estado. Segundo o veículo, não há vínculo entre o desligamento do fotógrafo e o fato registrado pelo profissional.
"O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos", disse o veículo.
A imagem havia sido capturada em 30 de julho, na Neo Química Arena, em meio a uma partida entre o Corinthians - time pelo qual o magistrado torce - e o Palmeiras.
Moraes estava no camarote do estádio quando, em dado momento, gesticulou com o dedo médio em direção ao campo.
Horas antes, o ministro havia sido enquadrado pelos EUA na Lei Magnitsky, que permite sanções econômicas contra pessoas que, na avaliação americana, violem os Direitos Humanos ou atuem em esquemas de corrupção ao redor do mundo.
Leia a nota do jornal O Estado de S. Paulo na íntegra:
"O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para a CNN.
O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial."
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21