Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 05 de Dezembro de 2024

Menu

Magistrados do MS Afastados

Investigado por elo com Zampieri é alvo de operação da PF

Policiais federais estiveram em quatro endereços de Andresson Gonçalves, em Cuiabá

Polícia | 24 de Outubro de 2024 as 10h 11min
Fonte: Cíntia Borges - MidiaNews

Foto: Divulgação

O empresário Andresson Gonçalves é um dos alvos da Operação Ultima Ratio, que investiga a suspeita de um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Contra ele, há mandados de busca e apreensão.

Deflagrada pela Polícia Federal, a operação resultou no afastamento de cinco desembargadores da Corte sul-mato-grossense: o presidente Sérgio Fernandes Martins, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues.

Andresson também é investigado pela suspeita de ser lobista em um esquema de vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça.

O empresário, que atua no ramo de transportes, teria atuado em conluio com o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro do ano passado em Cuiabá.

Segundo uma fonte da PF, a operação desta quinta cumpre mandados em cinco endereços ligados a Andresson. Um deles é sua casa no residencial Alphaville, em Cuiabá.

Ainda conforme a fonte, como o imóvel estava fechado e não havia ninguém, os policiais tiveram que contar com o auxílio de um chaveiro.

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação e organização criminosa.

Os magistrados terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas investigadas.

A operação é fruto de três anos de investigação da Polícia Federal.

O nome Ultima Ratio faz referência a um princípio do Direito segundo o qual a Justiça é o último recurso do Poder Público para parar a criminalidade.

Além de Cuiabá, os 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça estão sendo cumpridos em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

 

Relação com Zampieri

Uma série de reportagens publicadas pela revista Veja nas últimas semanas revelou a relação entre Andresson e Zampieri.

Conforme a publicação, os dois teriam se unido para "um negócio milionário". Andresson é suspeito de captar clientes que tinham interesse em processos que tramitavam no STJ.

"O empresário usava sua rede de contatos em Brasília para manipular o resultado de julgamentos. O esquema, revelado por Veja há duas semanas, funcionou até dezembro do ano passado, quando Zampieri foi morto em Cuiabá", diz a publicação.