Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 10 de Setembro de 2025

Menu

Instabilidade

Inmet emite cinco alertas meteorológicos para Mato Grosso

Polícia | 09 de Setembro de 2025 as 18h 25min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (09.09) cinco alertas para Mato Grosso, que vão desde tempestades com risco de granizo até condições de umidade crítica, com índices abaixo de 12%. Entre as recomendações estão cuidados com a saúde, prevenção de incêndios e atenção a possíveis transtornos causados pela chuva.

Dois dos avisos são voltados à baixa umidade do ar. Um deles classificado como “perigo” prevê índices entre 20% e 12%, com riscos de problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos e mucosas. O aviso é válido para municípios das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Sul de Mato Grosso.

O outro, considerado de “grande perigo”, projeta umidade abaixo de 12%, patamar perigoso para a saúde humana e que eleva o risco de incêndios florestais. Nesses casos, o Inmet recomenda evitar atividades físicas, manter hidratação constante, umidificar os ambientes e não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool. O alerta é válido para o Nordeste e o Sudeste do estado.

Apesar do tempo seco predominante, parte do estado também está sob risco de chuvas intensas e tempestades. O instituto registrou previsão de precipitações entre 20 e 30 mm por hora, acompanhadas de ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo para municípios do Norte. O alerta é para risco de alagamentos, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de galhos de árvores.

Chuva em Cuiabá

Mesmo em meio ao clima de estiagem e calor extremo, a capital e cidades vizinhas tiveram um breve alívio. Na manhã desta terça, Várzea Grande e o distrito da Guia, na região metropolitana de Cuiabá, registraram pancadas de chuva, confirmando a previsão de instabilidade do Inmet. A precipitação, ainda que passageira, interrompeu o calor de 40 °C que tem marcado o final de agosto e o início de setembro.