Em Juína
Idoso é resgatado de trabalho análogo à escravidão após 16 anos sem salário
Polícia | 14 de Junho de 2024 as 07h 30min
Fonte: PNB Online

Um homem de 63 anos foi resgatado de uma situação análoga à escravidão em Juína(MT), por Auditores-Fiscais do Trabalho. A operação, realizada de 8 a 13 de junho, foi organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).
O idoso, que não possuía qualquer documentação pessoal, trabalhou por 16 anos como caseiro em uma propriedade rural sem carteira assinada e sem receber salário. Durante a operação, os donos da propriedade admitiram não ter feito pagamentos ao funcionário.
O trabalhador relatou que suas funções incluíam cuidar de ovelhas, galinhas, leitões e cavalos, além de manter cercas, curral, uma horta, o gramado e o jardim. Ele também alimentava os animais aos domingos e, em todos esses anos, nunca teve férias.
Os proprietários confirmaram o vínculo empregatício, alegando que, em troca dos serviços prestados, forneciam roupas, sapatos e comida ao trabalhador. Segundo eles, essas provisões eram suficientes para atender às necessidades do empregado, justificando a ausência de pagamento em dinheiro com o argumento de que ele não saberia administrar os recursos.
Flora Regina Camargos Pereira, coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão da SRTb/MT, explicou que a falta de remuneração e a vulnerabilidade social do trabalhador, exacerbada pela ausência de documentos, levaram a equipe de fiscalização a concluir que ele estava submetido a condições análogas à escravidão.
A ausência de salários deixou o trabalhador em completa dependência da família empregadora, impossibilitando-o de sair do local devido à falta de dinheiro e documentos pessoais (certidão de nascimento, CPF, Carteira de Trabalho).
Os empregadores foram notificados para regularizar a situação do trabalhador e pagar os direitos trabalhistas devidos. O idoso foi encaminhado a um abrigo pela assistência social da Prefeitura de Juína, onde receberá toda a ajuda necessária e será orientado para obter seus documentos pessoais. A operação também contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Notícias dos Poderes
STF mantém júri popular de empresário acusado de matar duas pessoas atropeladas após sair de cabaré
02 de Julho de 2025 as 07h24Vascaíno 'zoa' flamenguista por derrota no Mundial de Clubes e acaba golpeado com facão
01 de Julho de 2025 as 17h43Mãe dopa, asfixia e esfaqueia filha de 7 anos em MG, diz polícia
Menina chegou a ser socorrida pelo avô para um hospital de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, mas não resistiu e morreu
02 de Julho de 2025 as 07h00Juiz recebe denúncia contra policial penal e mantém afastamento
Na mesma decisão, magistrado arquivou processo em relação a Winkler de Freitas Teles e outros dois
01 de Julho de 2025 as 15h17Menor que matou a família no RJ viria a MT para assassinar a mãe da namorada virtual, diz PC
01 de Julho de 2025 as 14h10Menor avisou ‘namorada’ que havia matado o pai e recebeu ordem para assassinar a mãe: ‘atira nela’
01 de Julho de 2025 as 11h00Jovem de 25 anos é executado com mais de 20 tiros em Cuiabá
01 de Julho de 2025 as 10h41Indígenas de MT sequestram caminhoneiro após dois moradores de aldeia morrerem em acidente
Motorista teria se envolvido em um acidente na BR-070, que deixou duas pessoas da Aldeia Sangradouro mortas
01 de Julho de 2025 as 10h29