Polícia
Homem que assassinou e arrancou coração de tia é transferido para Adauto Botelho
Polícia | 17 de Outubro de 2023 as 10h 14min
Fonte: Diego Saporski - clippingcomentado.com
Lumar Costa da Silva, o homem que matou a tia a facadas e arrancou o coração dela, em 2019, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), foi transferido para o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, em Cuiabá. A determinação para a transferência foi do juiz Walter Tomaz da Costa, da Terceira Vara Criminal Comarca de Sinop.
Conforme apurou a reportagem, a transferência foi oficialmente comunicada à Justiça no dia 6 de outubro.
No dia 11 de outubro, após a transferência de Lumar, o juiz Walter Tomaz da Costa se julgou incompetente para continuar no caso, por entender que “a competência para a fiscalização do cumprimento da pena desloca-se para o Juízo da Execução da comarca de residência do apenado ou de sua segregação”, ou seja, como Lumar está em Cuiabá, o caso passa a tramitar na capital.
Com a decisão, o caso foi transferido para a competência do juíz Geraldo Fidelis, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá.
Em junho de 2022, a Justiça havia determinado que Lumar fosse internado em um hospital psiquiátrico em São Paulo, uma vez que foi considerado inimputável em razão de um transtorno psiquiátrico. Contudo, a transferência ainda não tinha sido realizada e ele continuava em uma unidade prisional comum.
Por conta disso, o advogado Dener Felizardo, responsável pela defesa de Lumar chegou a pedir que ele fosse transferido para a prisão domiciliar ou que tivesse decretada a prisão provisória mediante aplicação de cautelares.
O assassinato
Lumar veio de São Paulo para o município de Sorriso, onde foi acolhido pela tia, Maria Zelia da Silva Cosmos. Não demorou para que os dois tivessem problemas e a vítima pedisse que o sobrinho procurasse outro local para viver.
No dia 2 de julho de 2019, ele foi até a casa da tia, já com o intuito de matá-la. Ele a encontrou sentada na área e chamou para conversar dentro da residência. Assim que ela entrou, totalmente desprotegida, o homem a surpreendeu com diversos golpes de faca.
Com a vítima no chão, Lumar dilacerou o peito dela e retirou o coração. Ele ainda roubou dela R$ 800 em dinheiro e saiu do local com o coração em uma sacola plástica.
Então, o assassino foi até a residência da filha de Maria e colocou o coração sobre um tanque, contando o que havia acabado de fazer. Não satisfeito, roubou o carro da mulher e tentou fugir com a filha dela, uma menina de apenas 7 anos, por quem disse estar apaixonado. Ele só desistiu do sequestro após a intervenção do tio da mulher.
No dia 24 de junho de 2022, o juiz Anderson Candiotto, da comarca de Sorriso, concedeu absolvição sumária a Lumar em decorrência dos seus problemas psiquiátricos.
Notícias dos Poderes
Homem é executado a tiros no meio da rua por criminoso em caminhonete
Até o momento, ninguém foi preso.
13 de Dezembro de 2024 as 11h28Pai e filho são presos por matar pastor a facadas
Suspeitos alegaram legítima defesa
13 de Dezembro de 2024 as 11h15Delegado conclui inquérito e diz que influencer foi decapitada enquanto ainda estava viva
Vítima foi sequestrada horas antes de ser assassinada pelos faccionados
13 de Dezembro de 2024 as 10h48Sorriso: Homem é socorrido pelos Bombeiros após ser baleado
Suspeitos ainda não foram localizados
12 de Dezembro de 2024 as 10h45Sorriso: PC cumpre 30 mandados e prende policial penal que levava celulares para dentro de cadeia
Celular estava escondido em caixa de bombom
12 de Dezembro de 2024 as 10h31Furioso com morte da mãe, homem xinga funcionários da UPA e destrói bebedouro
O homem ainda ameaçou pegar a arma dos guardas e dar um tiro ‘na cara de cada um’.
11 de Dezembro de 2024 as 20h50Homem é encontrado morto no bar de garimpo
Caso é investigado pela Polícia Civil
11 de Dezembro de 2024 as 11h37Farmácia de Cuiabá usada para lavar dinheiro do tráfico em Sinop movimentou R$ 9 milhões em dois anos
Na segunda fase da operação foram cumpridos 20 mandados, entre prisões, buscas e sequestros de bens móveis e imóveis
11 de Dezembro de 2024 as 10h37