Caso em Sinop
Homem que arrastou mulher em moto deve ser julgado por videoconferência devido a 'risco à integridade'
Polícia | 26 de Setembro de 2025 as 08h 25min
Fonte: Gazeta Digital

A juíza Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade, da 1ª Vara Criminal de Sinop, determinou que o réu Wellington Honorato dos Santos, denunciado por matar e arrastar Bruna de Oliveira, 24, por correntes em uma moto, seja submetido ao júri popular no dia 12 de novembro deste ano, a partir das 8h30, de forma híbrida. Ele não deverá ser deslocado para o Fórum de Sinop por “risco a sua integridade”, sendo seu interrogatório no julgamento feito sem algemas.
A magistrada analisou que o réu, deverá participar virtualmente, pois, além de estar preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), sua presença em Sinop “poderá colocar sua vida em risco” e o atos seria “temerário para sua integridade”, visto que é faccionado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), o que motivou sua transferência da Penitenciária “Ferrugem”, em Sinop, para a capital, pois estaria sendo mantido isolado dos demais presos que, em sua maioria, integra, a facção rival Comando Vermelho.
“O prédio do Fórum fica no Centro da Cidade, e conta com apenas uma cela na carceragem distante do plenário do júri, estrutura totalmente incompatível com o suposto nível de periculosidade envolto a condição do acusado, o que colocaria tanto ele, quanto os agentes penais e demais circundantes em inegável risco, de modo que, repito, foi a razão de ensejar sua transferência da unidade prisional. Com efeito, não haverá qualquer prejuízo na sua participação de modo virtual, pois será garantido o acompanhamento de todo o ato pelo réu, entrevista dele com seu defensor de forma reservada e em tempo real, bem como a percepção pelo Conselho de Sentença de suas expressões e reações, uma vez que estarão todos presentes na sala virtual”, analisou a juíza.
A magistrada ainda acrescentou que a realização do interrogatório por videoconferência não se dará “por mero comodismo do juízo”, mas por necessidade de se garantir a segurança do acusado, dos servidores e do público em geral.
“[...] Visto que se nem mesmo na Unidade Prisional de Sinop, onde se existe uma estrutura adequada para se manter pessoas encarceradas, era possível garantir a integridade física do réu, o Fórum da Comarca de Sinop, portanto, menos ainda, já que, como já destacado conta com apenas uma cela na carceragem distante do plenário do júri, estrutura totalmente incompatível com o suposto nível de periculosidade envolto a condição do acusado”, justificou.
Foi especificado ainda que o réu, durante a videoconferência agendada, não faça uso de algemas.
A presença de outras pessoas e testemunhas arroladas no processo poderá ocorrer no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Sinop ou videoconferência através de plataforma digital a depender da cidade e estado em que estejam.
O caso
O Ministério Público (MPMT) denunciou Wellington Honorato dos Santos por homicídio com motivo fútil pela morte de Bruna de Oliveira, assassinada na madrugada de 2 de junho de 2024, em residência na Rua dos Biris, ao lado da Igreja, no Bairro Parque das Araras, em Sinop.
Após o crime, ele arrastou o corpo da vítima em sua moto com correntes por várias quadras até uma região de mata, onde ocultou o cadáver da vítima dentro de uma vala em um matagal. Câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima é puxada, com as correntes, pelo pescoço. Na vala, a polícia encontrou Bruna com uma corrente enrolada no pescoço, presa com um cadeado e com marca de degola.
Bruna morava sozinha com as três filhas, que ficaram órfãs.
Notícias dos Poderes
Menino de 9 anos mata a mãe esfaqueada em São Paulo
A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos
27 de Setembro de 2025 as 08h14Ladrão da perna mecânica é preso pela Polícia Militar suspeito de roubos no centro de Sinop
26 de Setembro de 2025 as 18h05STF mantém prisão de dentista condenada por esquema de tráfico de drogas em MT
26 de Setembro de 2025 as 16h47Onze golpistas que desviaram milhões de jogadores da série A são presos em MT após golpe em cooperativa de MS
Investigados por golpes contra jogadores, agora são investigados por aplicarem um golpe de R$ 250 mil em uma agência de cooperativa. Os mandados de prisão foram cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande.
26 de Setembro de 2025 as 12h02Feto é encontrado dentro de sacola em MT; mãe está internada
A Polícia Civil foi acionada para investigar as circunstâncias do fato
26 de Setembro de 2025 as 10h16Integrante de cartel conhecida como 'La Diabla' é presa após atrair grávidas vulneráveis, matá-las e vender os seus filhos
Martha Alicia Mendez Aguilar é acusada de chefiar um esquema macabro de tráfico de bebês e comércio ilegal de órgãos no México
26 de Setembro de 2025 as 09h01Homem será executado nos EUA após espancar menina de 13 meses até a morte durante 'exorcismo'
Blaine Milam, de 35 anos, foi condenado pela morte de Amora Carson, em 2008, e nega culpa, afirmando que a ex-namorada teria matado a criança
26 de Setembro de 2025 as 08h59