Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 30 de Novembro de 2025

Menu

Caso Internacional

Homem perde senha de chip implantado em seu corpo

Polícia | 01 de Dezembro de 2025 as 08h 42min
Fonte: Extra Globo

Foto: Reprodução

Um mágico do Missouri, nos EUA, teve uma ideia maluca: implantar um chip de computador na mão e fazer alguns truques de mágica divertidos com ele. Pena que ele esqueceu a senha.

Parece um conto, mas aconteceu de verdade com Zi Teng Wang, um mágico e biólogo molecular que postou sobre seu dilema em sua conta do Facebook este mês, acompanhada de uma radiografia da mão mostrando o contorno branco do microchip implantado entre o polegar e o indicador.

"Estou vivendo minha própria distopia cyberpunk agora, sem acesso à tecnologia dentro do meu corpo, e a culpa é toda minha", escreveu Wang, que usa o nome artístico Zi, o Mentalista.

À primeira vista, é uma anedota engraçada, mas, à medida que empresas como a Neuralink, do bilionário Elon Musk, lançam chips cerebrais para o público, a história pessoal de Wang serve como um alerta sobre os riscos de ter qualquer tecnologia, seja privada ou pública, implantada no corpo. Empresas podem falir, linhas de produtos descontinuadas ou, no caso de Wang, você pode simplesmente esquecer a senha.

Wang explicou na publicação no Facebook que implantou um microchip de Identificação por Radiofrequência (RFID) na mão "há muito tempo" para truques de mágica divertidos, mas que isso exigia que alguém — como um membro da plateia — encostasse seu smartphone com um leitor de RFID na mão de Wang para ativar o truque que ele havia criado.

"Mas acontece que encostar o celular de outra pessoa na minha mão repetidamente, tentando descobrir onde está o leitor de RFID do aparelho, não parece muito misterioso, mágico ou incrível", escreveu ele. "E muitas vezes as pessoas também desativam esse leitor, enquanto usar meu próprio celular para a leitura também não tem o mesmo impacto, pelos motivos óbvios."

Deixando de lado o uso do dispositivo como acessório de mágica, ele posteriormente fez experiências com o chip, reescrevendo-o com um endereço de Bitcoin e, em seguida, vinculando-o a um meme de imagem no Imgur, a plataforma online de compartilhamento de imagens.

“Mas há alguns anos, o link do Imgur saiu do ar, e quando fui regravar o chip, fiquei horrorizado ao perceber que havia esquecido a senha com a qual o havia bloqueado”, disse ele.

O desfecho da história: amigos da área de tecnologia disseram a ele que a única maneira de desbloquear o chip é literalmente “prender um leitor RFID na palma da mão por dias ou semanas” e “tentar todas as combinações possíveis por força bruta”. Então, o chip permanece em sua mão, senha perdida e tudo.

“Pelo menos o link do Imgur voltou a funcionar”, escreveu Wang. “Mas ainda estou bloqueado da tecnologia do meu próprio corpo, e isso é inconveniente, mas hilário.”

Esta não é a primeira vez que isso acontece. Daniel Oberhaus, ex-redator da Vice, relatou em 2018 como, bêbado, implantou um chip de comunicação por campo de proximidade (NFC) em sua mão. Mas, assim como Wang, ele esqueceu a senha do chip, transformando-se no que chamou de “o ciborgue mais inútil do mundo”. Felizmente, ele finalmente conseguiu recuperar a senha, depois de horas vasculhando catálogos técnicos.

"Se eu pudesse dar um único conselho para quem pensa em implantar um chip NFC, seria: faça isso sóbrio", brincou ele.