Ibama investiga
Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
Polícia | 15 de Julho de 2025 as 15h 30min
Fonte: Jornal Razão

Durante três dias, a imagem de uma baleia-franca com uma rede de pesca presa à cabeça comoveu o litoral de Santa Catarina. O animal, acompanhado de seu filhote recém-nascido, foi visto pela primeira vez na quinta-feira (10), na Praia da Pinheira, em Palhoça. Mesmo diante do sofrimento evidente, os órgãos oficiais — incluindo o IBAMA — decidiram apenas monitorar a situação à distância. Mas no domingo (13), um homem anônimo decidiu agir.
Ele entrou no mar e, com cuidado e coragem, conseguiu remover a rede do animal. O momento foi registrado por testemunhas e compartilhado pelo fotógrafo Carlos Anselmo. O vídeo viralizou. As imagens mostram o animal livre, mergulhando de volta ao mar ao lado do filhote. Um final feliz — mas com um alerta.
É que o homem que fez o que muitos esperavam pode agora ser punido pela lei.
Segundo normas ambientais em vigor, qualquer intervenção em mamíferos marinhos só pode ser feita por equipes autorizadas e com capacitação específica. Mesmo com a intenção nobre, quem age por conta própria está sujeito a multa por infração ambiental, caso seja identificado. O protocolo oficial, por exemplo, orienta que ninguém entre na água para tentar ajudar baleias, mesmo em situações de enredamento, sem coordenação técnica.
O próprio IBAMA confirmou, em entrevista à imprensa, que monitorava o animal com drones, em parceria com a equipe do Projeto Australis. Segundo o órgão, a baleia não demonstrava comportamento de risco iminente e a rede poderia se soltar naturalmente. “É uma mãe com filhote recém-nascido. Qualquer interferência humana poderia causar mais dano”, explicou Romeiro, representante do IBAMA no local.
Mas a resposta da população foi outra.
Milhares de pessoas acompanharam os dias de angústia com revolta e tristeza. E quando finalmente alguém teve a coragem de agir, a internet reagiu com emoção — e indignação.]
A Praia da Pinheira é conhecida como berçário natural das baleias-francas, que visitam o litoral catarinense entre julho e novembro. Casos de enredamento com redes de pesca soltas ainda são frequentes, e a situação reacende o debate sobre a eficácia da legislação atual, a lentidão na resposta emergencial e a criminalização de quem tenta ajudar com o coração na frente da burocracia.
Até o momento, o homem que salvou a baleia não se identificou — talvez por medo de sofrer as consequências legais. Mas seu gesto já marcou a história local.
“Herói não é quem espera a ordem. Herói é quem ouve o grito e age. E o grito dela foi ouvido.”
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20Governo confirma nova licitação em agosto para obra no Portão do Inferno
15 de Julho de 2025 as 12h30Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42