Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 05 de Julho de 2025

Menu

Verticalização

Grua de 90 metros marca arranque das obras do novo edifício em Sinop

Equipamento gigante retrata o novo momento da construção civil no Norte do Estado

Polícia | 08 de Março de 2023 as 11h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Uma gigantesca grua, que pode chegar a 90 metros de altura, se sobressai na paisagem de Sinop. O equipamento, posicionado em um canteiro de obras, na Avenida dos Tarumãs, no Jardim Maringá, é um símbolo imponente da nova fase do mercado da construção civil no município. A cidade que por anos se expandiu horizontalmente, agora vive um “boom” vertical, com vários edifícios em fase de construção.

O colosso de ferro vai ajudar a erguer os 21 pavimentos do Edifício Porto Bello, implantado pela Expand Empreendimentos – empresa que ergue prédios em Sinop desde 2004. Desde 2018 a empresa trabalha na implantação do Porto Bello, mas a obras só iniciaram em abril de 2022. Segundo o diretor da Expand, Itamir Trombetta, 100% da fundação já foi concluída e nesse momento a obra está no segundo pavimento. Aos poucos a grua será elevada, até chegar ao 21º andar. “A previsão para conclusão desse edifício é março de 2027”, explicou Trombetta.

Embora o alto vergalhão de aço seja o ponto mais chamativo, a verdadeira inovação desse empreendimento está abaixo da terra. É o primeiro edifício de Sinop construído com o sistema de fundação com polímero estabilizante – similar ao que é empregado em estruturas construídas dentro da água. Com essa tecnologia, à medida que a perfuração para as estacas é feita, um material é injetado, mantendo as paredes da escavação estáveis, prevenindo o desabamento.

Segundo Trombetta, cerca de 45 pessoas trabalham na obra. O Edifício Porto Bello terá 4 apartamentos por andar, cada um com 3 suítes, medindo 145 m² de área privativa, com duas vagas de estacionamento na garagem interna.

A aceitação do mercado é percebida. Das 72 unidades, Trombetta diz ter comercializado 47. Restam 25 apartamentos que ele pretende vender até o mês de agosto, quando a empresa lançará seu próximo empreendimento: o edifício Van Gogh – também de 21 andares, mas com apartamentos maiores, na faixa de 260 metros quadrados.