Incentivo
Governo lança programa de recuperação de solos em assentamentos de MT
Polícia | 23 de Maio de 2025 as 14h 59min
Fonte: Globo Rural

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lançam neste sábado (24/5) o Programa Solo Vivo, para incentivar a recuperação e correção de solo. O investimento inicial será de R$ 42,8 milhões e deve atender até mil famílias. A cerimônia será realizada em um assentamento da reforma agrária em Campo Verde (MT).
“Nosso objetivo é recuperar áreas degradadas, fortalecer a agricultura e aumentar a competitividade dos nossos produtos. Esse trabalho terá um impacto na vida de muitas pessoas”, afirmou o ministro, em nota.
A iniciativa é uma parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), responsável pela gestão do projeto, e com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que ficará a cargo dos estudos técnicos.
A partir dessas análises laboratoriais sobre a deficiência de minerais no solo, o programa vai identificar as necessidades de cada propriedade e fazer a aplicação dos insumos necessários, principalmente calcário e fosfato.
O trabalho de correção será acompanhado em tempo real por meio de uma plataforma digital de gestão, chamada Operation Center, que permite monitorar a localização das máquinas, as atividades em andamento e o desempenho de cada operação no campo.
“Isso garante total transparência e eficiência na execução das ações”, destaca César Pardini, consultor do Ministério da Agricultura.
Divino Martins, presidente da Fetagri-MT, diz que os agricultores familiares precisam melhorar as condições do solo de suas propriedades para obter melhores produtividades e aumentar a qualidade dos alimentos produzidos.
“Nossos solos estão cansados, desgastados de tantos anos de uso sem o devido cuidado com a reposição de nutrientes. O projeto vem para corrigir isso, recuperar essas terras e permitir que os agricultores produzam com mais qualidade e segurança”, explica, em nota.
Nesta primeira etapa, entre 800 e mil famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro dos assentamentos.
O projeto piloto em MT contempla ações em 10 municípios de Mato Grosso: Alto Araguaia, Campo Verde, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Inicialmente, as atividades começam pelos cinco primeiros: Campo Verde, Poconé, São José dos Quatro Marcos, São Félix do Araguaia e Juína.
Análises de solo
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será o responsável por realizar os estudos técnicos e orientar as práticas de correção do solo.
“O Solo Vivo é um exemplo prático de atividades de extensão que fazem diferença na vida das pessoas. Vai atuar diretamente no aumento da produtividade dos produtores dos assentamentos, gerando renda, emprego e ajudando a fixar o homem e a mulher no campo”, afirma Júlio César dos Santos, reitor do IFMT.
Notícias dos Poderes
Workshop vai trazer informações sobre consórcios forrageiros que otimizam a integração lavoura-pecuária
Dados sobre a engorda de animais em área experimental estará disponível aos produtores rurais, em Sinop
05 de Junho de 2025 as 11h38Família do agro confisca colheitadeiras de grupo com RJ suspensa em MT
Safra acumula cerca de R$ 2 bilhões em dívidas
04 de Junho de 2025 as 13h30Período de vazio sanitário da soja começa neste domingo (8) em Mato Grosso
Durante prazo, fica proibida a existência de qualquer planta viva de soja em lavouras, beiras de estradas e qualquer área de domínio da propriedade
04 de Junho de 2025 as 10h26Como produtos com indicação geográfica podem dobrar o tamanho do agro Brasil
02 de Junho de 2025 as 08h00Por que o agro (especialmente a soja) puxou o crescimento da economia no início do ano
Setor avançou 12,2% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao último de 2024, puxado pela colheita de soja
30 de Maio de 2025 as 13h03Novo caso de gripe aviária é confirmado no Brasil
O foco foi detectado em uma ave ornamental em um sítio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. País soma 169 focos da doença
28 de Maio de 2025 as 08h01Dia de campo apresenta resultados de pesquisas para cultivos de 2ª safra
Em evento gratuito, pesquisadores da Fundação MT apresentam soluções para o controle de plantas daninhas e pragas
27 de Maio de 2025 as 17h35