Oficiais e Praças
Governo de MT oficializa promoção de 494 policiais militares
Solenidade também marcou comemoração dos 188 anos da Polícia Militar
Polícia | 06 de Setembro de 2023 as 10h 56min
Fonte: Hallef Oliveira e Wellyngton Souza - PMMT

O Governo de Mato Grosso oficializou a promoção de 494 oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso, na noite desta terça-feira (05.09), em Cuiabá. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral da PMMT e marcou a celebração dos 188 anos de criação da instituição.
Na cerimônia, o governador Mauro Mendes oficializou a promoção dos oficiais Wendel Soares Sodré, Benedito Sérgio de Souza Pinheiro Ferreira, Marco Antônio Guimarães, Ottoni Cezar Castro Soares, André Willian Dorileo e Grasielle Paes Silva Bugalho a patente de coronel, posto máximo dentro da carreira militar.
O governador Mauro Mendes parabenizou os novos coronéis e destacou que eles fazem parte de um processo importante dentro da instituição, que está completando 188 anos de história.
“Todos são merecedores pelo trabalho e lealdade que demonstraram ao longo da trajetória como membro da Polícia Militar. Os valores que trouxeram vocês até aqui serão importantes e determinantes para que continuem honrando todo trabalho e a história de 188 anos da PM em Mato Grosso”, afirmou.
O governador ainda parabenizou os novos graduados e ressaltou a importância do trabalho da Polícia Militar dentro da Segurança Pública de Mato Grosso, instituição que está presente em todos os 141 municípios do Estado para proteger à população.
“A Segurança Pública é um bem muito relevante para sociedade brasileira e para todos nós mato-grossenses. O trabalho da PM é fundamental para que possamos entregar segurança a cada cidadão. Parabenizo a todos vocês que conseguiram alcançar novos postos com mérito, lealdade e trabalho, honrando seu papel, e quero vê-los cada vez mais altos na carreira, pela competência e serviços prestados à população mato-grossense”, pontuou o governador.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, em seu discurso relembrou o aniversário de 188 anos da PMMT e toda sua história de evolução, sendo hoje uma instituição presente em todos os municípios e preparada para combater a criminalidade em todas as regiões do Estado.
“Nossa história começou com um grupo chamados de Homens do Mato, que foi convocado para defender nosso território. Desde então, nossos homens e mulheres vêm defendendo toda população mato-grossense em 141 municípios e 25 distritos, e vem crescendo muito, em especial com o governo Mauro Mendes, que trouxe investimentos jamais vistos. Nossos militares estão preparados e equipados para combater de frente contra o crime organizado e eles têm orgulho de colocarem sua farda e saírem para defender nossos cidadãos”, ressaltou.
O coronel Mendes ainda agradeceu e elogiou todos os novos graduados da Polícia Militar. “É inevitável não pensar nas dificuldades superadas, no companheirismo da família e nas lágrimas que nos trouxeram até este dia. Hoje essas histórias estão sendo coroadas, é dia de ação de ações de graças”, parabenizou.
Um dos novos promovidos à patente de coronel, Óttoni Cézar Castro Soares, comandante do 6º Comando Regional sediado em Cáceres, agradeceu ao governador Mauro Mendes pela promoção concedida e também pela confiança e investimentos realizados na instituição.
“É um sentimento de orgulho e gratidão, mas não posso deixar de parabenizar o Governo de Mato Grosso pela gestão eficiente na Segurança Pública. Vou completar 27 anos de serviço e vejo uma realidade totalmente diferente agora. Não precisamos mais fazer uma cota para abastecer viatura, remendar um pneu e agora temos arma de qualidade, munições para treinamento e equipamentos tecnológicos é uma alegria”, destacou o coronel.
Também foram promovidos nos postos oficiais, 26 policiais foram promovidos à patente de major, 63 militares promovidos ao posto de capitão, um policial promovido a primeiro-tenente e dois ao posto de segundo-tenente.
Entre os praças, 41 policiais militares foram promovidos à patente de subtenente; 43 à primeiro-sargento; 303 ao posto de segundo-sargento; seis ao posto de terceiro-sargento e três ao posto de cabo.
Ainda na solenidade, os alunos do 22º Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Costa Verde passaram pela cerimônia da entrega espadim, onde os 24 homens e seis mulheres da turma se tornaram novos cadetes da Polícia Militar de Mato Grosso, sendo mais um passo dentro da formação contínua para se tornarem oficiais e em breve ingressarem às ruas.
Também estiveram presentes na solenidade o senador da República, Jayme Campos; o deputado estadual Valmir Moretto; os secretários de Estado, Fábio Garcia (Casa Civil), César Roveri (Segurança Pública); Jordan Espíndola (Gabinete Militar), César Miranda (Desenvolvimento Econômico); o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Heverton Mouret, a juíza de direito Ana Cristina Silva Mendes; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves, o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré, entre demais autoridades.
História
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foi fundada no dia 05 de setembro de 1835, onde o primeiro corpo policial teve a denominação popular “Homens do Mato”. Atualmente, a estrutura da instituição é composta por cerca de 7 mil homens e mulheres, presentes nos 141 municípios do Estado, divididos em 15 Comandos Regionais e batalhões especializados.
Notícias dos Poderes
Líder de Facção foragido é preso em estacionamento de supermercado em Várzea Grande
04 de Julho de 2025 as 16h04Polícia prende suspeito de ataque hacker que desviou quase R$ 1 bi
04 de Julho de 2025 as 12h00STF já condenou 15 mato-grossenses pelos atos de 8 de janeiro
04 de Julho de 2025 as 11h49Falsos agentes federais são presos durante reunião com secretário em prefeitura de MT
04 de Julho de 2025 as 11h19Apreensões de drogas aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h17Detento é morto dentro de penitenciária em Sinop, ele respondia por quatro crimes
04 de Julho de 2025 as 10h32Abraçada a ursinho, menor de MT que incentivou namorado a matar a família no RJ choca policiais pela frieza
Menor de 15 anos não negou participação no crime, mas jogou a responsabilidade para o namorado virtual
03 de Julho de 2025 as 19h18