Confronto
Garimpeiros discutem com agentes do Ibama e exigem socorro a rapaz baleado em ação em MT
Não há informações se o rapaz foi socorrido
Polícia | 01 de Outubro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Olhar Direto

Uma discussão entre supostos garimpeiros e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi registrada em vídeo, minutos após o confronto entre as forças de segurança ambiental e faccionados do Comando Vermelho que atuam no garimpo do Cururu, localizado na região indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda-MT. O confronto foi registrado no último domingo (28).
O vídeo, obtido pela reportagem do Olhar Direto, mostra discussão acalorada entre pelo menos dois garimpeiros e alguns agentes. Na gravação, um dos garimpeiros acusa as equipes de terem alvejado um homem e tê-lo deixado para trás.
"Não vai matar todo mundo não, não é possível... O rapaz tá baleado ali, tem que tirar, tem que tirar", diz um homem no rádio.
A pessoa que faz o registro responde a gravação afirmando que as equipes de segurança foram informadas do rapaz baleado, mas que logo saíram da região com o helicóptero, ignorando a vítima.
"Mas na hora que falou que o rapaz ta baleado, que era pra prestar socorro, os caras tiraram o helicóptero e foram pra conquista (Conquista d'Oeste). Os caras não estão prestando socorro, eles estão atirando para matar, vão deixar morrer", diz o homem.
Após mais alguns instantes de discussão, um dos supostos agentes chega a dizer que vai prestar socorro e pergunta o nome do baleado.
O homem que registra tudo diz que eles não vão "trabalhar com nomes", mas que era pra socorrer o rapaz, informando uma localização.
Não há informações, até o momento, se o rapaz foi socorrido.
Confronto
Conforme informações obtidas pela reportagem do Olhar Direto, as equipes do Ibama foram até o local ainda no sábado e encontraram algumas escavadeiras em uma área usada pelos garimpeiros.
Os agentes pernoitaram lá e ainda durante a madrugada foram recebidos a tiros. Os agentes revidaram e durante o confronto, conseguiram espantar os criminosos da região.
Dois teriam se ferido no local, um homem e uma mulher. No local foi encontrado material de mineração, equipamento de internet Starlink e em um bunker, usado pelo Comando Vermelho para armazenar equipamentos como escopetas, munições e fuzis.
Os bandidos fugiram para a mata e até o momento ninguém foi localizado. Segundo apurado pela reportagem foram destruídas seis escavadeiras e explodidos dez túneis.
Notícias dos Poderes
PF faz operação contra suspeitos de armazenar arquivos com exploração sexual infantil em MT
02 de Outubro de 2025 as 15h40Motorista se irrita com bloqueio em rua e tenta matar gari com golpe de facão no abdômen
02 de Outubro de 2025 as 14h23Homem é encontrado morto dentro de barracão em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 14h09Delegado declara que menores mataram homem por conta de desentendimento em pagamento
Vítima teria prometido R$2 mil à menores em troca de programa sexual
02 de Outubro de 2025 as 12h41Professora é acusada de jogar estojo contra aluno autista em MT
Os pais da criança formalizaram denuncia contra a docente.
02 de Outubro de 2025 as 06h27Investigador da Polícia Civil é preso por agredir companheira na frente do filho autista em MT
Homem de 48 anos foi detido pela PM após injúrias e agressões verbais; caso é investigado pela Corregedoria-Geral
02 de Outubro de 2025 as 06h25PM e PRF apreendem mais de 100 kg de maconha em SUV
Suspeito foi preso
02 de Outubro de 2025 as 06h20Pichação com ameaça de massacre mobiliza polícia em escola de MT
Funcionários encontraram frases com data marcada e referência ao ataque de Suzano em banheiro da unidade; diretoria registrou ocorrência e pediu rondas preventivas.
02 de Outubro de 2025 as 06h18